AS LUTAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UM OLHAR A PARTIR DOS SENTIDOS E DAS APROPRIAÇÕES DOS/AS ALUNOS/AS
Résumé
O presente texto é fruto de uma pesquisa-ação que objetivou responder a seguinte questão: De que forma é possível desenvolver o conteúdo de lutas levando em consideração a realidade de disputas e conflitos entre os/as alunos/as de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre/RS? Para a realização do estudo desenvolvemos uma unidade didática de jogos de lutas com alunos/as do terceiro, quarto e quinto ano. A partir do que foi construído e vivenciado na prática, compreendemos que os/as alunos/as se apropriaram dos valores atitudinais trabalhados em aula e buscaram seguir as regras que promoviam a integridade física, respeito aos/às colegas e igualdade de condições. Além disso, foi possível perceber a maior participação de alunos/as com deficiência, bem como de meninas e de meninos que costumavam participar de forma periférica das aulas de Educação Física. Por fim, compreendemos que o conteúdo de lutas fez sentido, pois dialogou com as necessidades e os desejos dos/as alunos/as pelo movimento, pelas disputas e pelas experiências de tensão/excitação agradável dentro da escola.
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