CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO
Résumé
O presente trabalho apresenta aspectos de uma pesquisa em nível de doutorado, cujo tema foi o uso da biblioteca escolar numa escola localizada em um território vulnerabilizado na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar as potencialidades e as mediações pedagógicas de atividades realizadas no espaço da biblioteca, articulando o contexto mais amplo da escola com as atividades em sala de aula em prol de uma educação e formação críticas. Foi um estudo qualitativo fundamentado na pesquisa participante, no qual, além da observação, para as considerações apresentadas nesse artigo, são apresentados os dados coletados no Grupo Focal. Os resultados, tomando como base a experiência e as discussões do Grupo Focal, indicaram que os sujeitos (professores e gestores) consideram importante a existência e o uso da biblioteca na educação básica, assim como consideraram que a escola deveria investir e procurar estratégias para incorporar a literatura e o uso da biblioteca na articulação dos conteúdos curriculares de algumas disciplinas e de estabelecer, em definitivo, um mediador no espaço para auxiliar os alunos e professores.
Téléchargements
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).