PERCEPÇÕES DE EDUCADORAS SOBRE O BRINCAR ARRISCADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: risco; pré-escola; prática pedagógica; cultura do medo

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar as percepções que educadoras da Educação Infantil possuem sobre o brincar arriscado. Compreende que o risco é importante para o desenvolvimento das crianças por permitir-lhes gradual autonomia na tomada de decisões com base no gerenciamento de riscos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada. Dialoga com estudos de Tizuko Morchida Kishimoto, Tim Gill, Maria Gabriela Portugal Bento, dentre outros. A análise dos dados revelou que as brincadeiras fazem parte do cotidiano das instituições, contudo, em sua grande maioria, são controladas e utilizadas para ensinar algo previamente definido, o que denota uma perspectiva escolarizante. Com relação às brincadeiras arriscadas, observa-se sua ausência, seja por falta de conhecimento ou receio das educadoras de serem responsabilizadas caso a criança se machuque, reafirmando a cultura do medo vigente na sociedade. Os dados demonstram uma preocupação legítima das professoras com as crianças, que gera uma tensão entre controle e proteção, visto que, em defesa do cuidado, terminam inviabilizando experiências cujo o risco possa ser benéfico. Conclui com a necessidade de uma formação docente que sensibilize sobre as potencialidades do brincar arriscado no desenvolvimento e aprendizagens das crianças.

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Biografia do Autor

Camila Lopes de Souza, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestra em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professora da Rede Municipal de Educação de Santo André e da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado
2022-03-22
Como Citar
Souza, C. L. de, & Silva, M. R. P. da. (2022). PERCEPÇÕES DE EDUCADORAS SOBRE O BRINCAR ARRISCADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Imagens Da Educação , 12(1), 122-144. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i1.55077
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores