MOTIVOS PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ESTUDANTES E SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Palavras-chave: motivação, comunidade universitaria, exercício físico

Resumo

A prática de atividades físicas e a participação de estudantes e servidores em programas de exercício físico tem se mostrado insuficiente, ou pouco frequente. Assim, investigou-se os fatores motivacionais para prática de exercícios físicos em estudantes e servidores universitários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho. Trata-se de uma pesquisa observacional quantitativa transversal, realizada com 74 estudantes e servidores da UNIR com média de idade de 30,93 ± 13,23 anos. A motivação para a prática de exercício físico foi avaliada através do questionário Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva e inferencial. No conjunto dos dados, o domínio do EMI-2 que alcançou o maior escore foi prevenção de doenças (4,23 ±0,76), seguido de condição física (4,12 ± 1,03) e diversão/bem-estar (4,04 ± 1,16). Foram encontradas diferenças entre esses para os domínios reabilitação da saúde e afiliação. Os resultados revelaram ainda correlações significativas entre a idade e os itens de afiliação, motivos de saúde e reabilitação da saúde. Conclui-se que os motivos para a prática de exercícios físicos pouco diferem entre estudantes e servidores, e as diferenças estão associadas à idade dos grupos. 

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Biografia do Autor

Tamiele Pinheiro de Aragão, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Silvia Teixeira de Pinho, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do Mestrado Acadêmico em Psicologia (MAPSI).

Tatiane Gomes Teixeira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Docente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente colaboradora do Mestrado Profissional em Saúde da Família (UNIR - Mestrado em Rede). 

 

Daniel Delani, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

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Publicado
2025-09-25
Como Citar
Aragão, T. P. de, Pinho, S. T. de, Teixeira, T. G., & Delani, D. (2025). MOTIVOS PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ESTUDANTES E SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL. Imagens Da Educação , 15(3), 155-169. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i3.72871
Edição
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional