PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CURRÍCULO DE BAURU: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

Palavras-chave: Formação de professores;, currículo;, psicologia histórico-cultural.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência em formação continuada de professores desenvolvida por estagiários de psicologia escolar na ministração de duas edições do curso ‘Fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e o Currículo Comum de Bauru’. O curso foi sistematizado a partir da compreensão da tríade forma-conteúdo-destinatário da atividade pedagógica, o que implicou definir os conteúdos essenciais ao ensino e à forma de organização mais adequada à sua compreensão e à apropriação pelos participantes que, por sua vez, foram considerados na dinâmica coletiva e particular de cada grupo. As principais estratégias metodológicas utilizadas pelos estagiários foram: exposições teóricas e dialogadas, exibições e discussões mediadas por vídeos, leituras coletivas, dinâmicas grupais para elaboração de cartazes e atividades de verificação da apropriação dos conteúdos. O salto qualitativo na apropriação e domínio da teoria histórico-cultural pelos participantes foi nítido em ambas as turmas, com destaque para o avanço na compreensão da centralidade do professor para a organização e para a prática pedagógica, a prevalência da determinação social no desenvolvimento humano, a compreensão da importância do vínculo afetivo da criança com a escola para seu desenvolvimento e o aprofundamento na apropriação dos conceitos centrais da psicologia histórico-cultural.   

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Biografia do Autor

Marília Alves dos Santos, UNESP/Bauru

Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e docente do Ensino Superior.

Flávia da Silva Ferreira Asbahr, UNESP/Bauru

Professora assistente do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru

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Publicado
2025-12-16
Como Citar
Santos, M. A. dos, & Asbahr, F. da S. F. (2025). PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CURRÍCULO DE BAURU: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA. Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.56648
Seção
Relato de Experiência

 

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