PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CURRÍCULO DE BAURU: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA
Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência em formação continuada de professores desenvolvida por estagiários de psicologia escolar na ministração de duas edições do curso ‘Fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e o Currículo Comum de Bauru’. O curso foi sistematizado a partir da compreensão da tríade forma-conteúdo-destinatário da atividade pedagógica, o que implicou definir os conteúdos essenciais ao ensino e à forma de organização mais adequada à sua compreensão e à apropriação pelos participantes que, por sua vez, foram considerados na dinâmica coletiva e particular de cada grupo. As principais estratégias metodológicas utilizadas pelos estagiários foram: exposições teóricas e dialogadas, exibições e discussões mediadas por vídeos, leituras coletivas, dinâmicas grupais para elaboração de cartazes e atividades de verificação da apropriação dos conteúdos. O salto qualitativo na apropriação e domínio da teoria histórico-cultural pelos participantes foi nítido em ambas as turmas, com destaque para o avanço na compreensão da centralidade do professor para a organização e para a prática pedagógica, a prevalência da determinação social no desenvolvimento humano, a compreensão da importância do vínculo afetivo da criança com a escola para seu desenvolvimento e o aprofundamento na apropriação dos conceitos centrais da psicologia histórico-cultural.
Downloads
Riferimenti bibliografici
da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo. Revista de Educação PUC Campinas, 21(1), p. 45-57. Recuperado de http://periodicos.puc- campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2891/2239
Claudino-Kamazaki, S. G., Asbahr, F. S. F., & Mesquisa, A. M. (2018). Currículo comum para
o ensino fundamental de Bauru-SP: em busca da articulação entre conteúdo e forma. Revista Espaço do Currículo, 11(2), 168-179, 2018. Recuperado de http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39404/20842
De Marco, M. T., & Lima, E. A. (2017). Docência e formação continuada de professores na
Educação Infantil. Espacios, 38(45), 30. Recuperado de http://www.revistaespacios.com/a17v38n45/a17v38n45p30.pdf
Franco, P. L. J., & Longarezi, A. M. (2011). Elementos constituintes e constituidores da
formação continuada de professores: contribuições da teoria da atividade. Educação e Filosofia, 25(50), 557-582. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13364/7656
Leóntiev, A. N. (1978). Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones
ciencias del hombre.
Martins, L. M. (2009). Formação de professores: desafios contemporâneos e alternativas ne-
cessárias. In S. G. L. Mendonça, V. P. Silva & S. Miller (Orgs.), Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações (pp. 449-472). Araraquara, SP: Junqueira e Marin.
Martins, L. M. (2013). O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições
à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados.
Mesquita, A. M., Fantin, F. C. B., & Asbahr, F. S. F. (Orgs.). (2016). Currículo Comum para
o Ensino Fundamental Municipal [Versão digital]. Recuperado de http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos2/arquivos_site/sec_educacao/curriculo_ef2.pdf
Pasqualini, J. C., & Abrantes, A. A. (2013). Forma e conteúdo na educação infantil: o papel do
jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 5(2), 13-24. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/125075/ISSN2175-5604-2013-05-02-13-24.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Pasqualini, J. C., & Tsuhako, Y. N. (Orgs.). (2016). Proposta Pedagógica da Educação Infantil
do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP [Versão digital]. Recuperado de http://www.bauru.sp.gov.br/arquivos2/arquivos_site/sec_educacao/proposta_pedagogica_educacao_infantil.pdf
Santos, M. A. (2020). Princípios histórico-culturais para a organização de formações docentes
continuadas concretas (Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista). Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191842
Copyright (c) 2025 Psicologia em Estudo

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.







