DIFICULDADES ESCOLARES EM CABINDA/ANGOLA: O QUE DIZEM AS MONOGRAFIAS?

  • Maria Helena Canhici Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro.
  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Este trabalho analisou duas monografias dos cursos de pedagogia e psicologia, do ISCED/UON/Cabinda/Angola. O estudo teve como base a perspectiva histórico-cultural, de Vygotski, articulada com o conceito de gênero de discurso, de Bakhtin. Nessas monografias, encontramos uma diversidade de sentidos e significados. Esses sentidos e significados aparecem como sinônimos de baixo rendimento, insucesso ou fracasso escolar e dificuldades de aprendizagem. Entretanto, apesar dessa diversidade, temos como denominador comum a concepção de que as dificuldades são individuais e de fundo biológico. Elas estão localizadas nos estudantes e em suas famílias. Desse modo, os processos de escolarização nessas escolas de Cabinda, embora incluam os alunos nas escolas, caminham para a exclusão dos mesmos, o que nos indica que as dificuldades não são necessariamente de aprendizagem, mas, sim, que estão nesse processo excludente de escolarização. Pois as monografias estudadas também apontam as condições precárias de funcionamento das escolas e da formação de professores, além das diferenças linguísticas entre a língua local e o português, língua que se fala e escreve nas escolas, como fatores que concorrem para a exclusão de grande parte dos alunos. Isso revela a dupla face da modernidade que, se, por um lado, integra os alunos dentro das escolas, por outro, exclui-os dos processos de ensino-aprendizagem quando tais estudantes manifestam diferenças socioculturais. Por meio de nossas análises, pudemos perceber que nas escolas de Cabinda, como em muitas escolas no Brasil, ensinam-se leitura, escrita e matemática como aquisições de habilidades individuais e não como atividades humanas, como nos ensinou Vygotski. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Maria Helena Canhici, Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro.
Sou professora de Psicologia do Instituto Superior de Ciências da Educação, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutoranda pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, Portugal.
Maria de Fátima Cardoso Gomes, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Professora de Psicologia da Educação da faculdade de educação da UFMG, coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA).

Riferimenti bibliografici

Alvarenga, D. (1995). Análise das Variações Ortográficas. Revista Presença Pedagógica,

Belo Horizonte, Dimensão, 2(3), 24-35.

Bakhtin, M.(2003). Gêneros do Discurso. Em M. Bakhtin. Estética da criação verbal. (Paulo

Bezerra, Trad.). São Paulo: Martins Fontes, (pp. 261-270). (Original publicado em 1931).

Brito N. M. (2005) História e Educação em Angola: do colonialismo ao movimento popular

de libertação de Angola (MPLA). Tese de Doutorado não publicada, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, São Paulo, SP.

Bungo, D. da . M.; Cuango, S. de F. M. (2011). Problemas de aprendizagem mais comuns

dos alunos da 2ª classe, turmas C, D, E, Reforma Educativa, da Escola Comandante

Gika, em Cabinda, no ano de 2010. Monografia não publicada Instituto Superior de

Ciências da Educação, Universidade Onze de Novembro, Cabinda, Angola.

Couto, M. P. (2012). O fracasso escolar e a família: o que a clínica ensina? Belo Horizonte:

Scriptum Livros.

Dos Santos, M. P. (2012) Dificuldades de aprendizagem na escola: um tratamento

psicopedagógico. Rio de Janeiro: Waak.

Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1985). Psicogênese da Língua Escrita. (Diana Myriam

lichtenstein, Liana Di marco e Mario Corso, Trad.), Porto Alegre: Artes Médicas.

Gomes, M. F. C. & Sena, M. das G. C. (2000). Dificuldades de Aprendizagem na

Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale.

Gomes, M. F. C. (2005). Contextos de sucesso e fracasso escolar: interações nas salas de

aulas. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, Dimensão, 11(65), 37-51.

Gomes, M. F. C. (2015). Inclusão e Exclusão: a dupla face da modernidade. In: Viveiro, A.

A. & Bego, A.M. (orgs.). O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva:

Diferentes matizes de um mesmo desafio, Jundiaí: Paco Editorial.

Isaías, D. N. & Sambo, I. F. S. B. (2011). Causas da dificuldade da leitura e escrita pelos

alunos da 4ª classe. Estudo de caso dos alunos da 4ª classe, turmas A, B, C e D, da Escola Primária 4 de Fevereiro, em Cabinda. Monografia não publicada, Instituto Superior de Ciências da Educação, Universidade Onze de Novembro, Cabinda, Angola.

Martins, J. (1972). Cabindas: história, crença, usos e costumes. Comissão de Turismo da

Câmara Municipal de Cabinda. Santa Maria de Lama: Rios e Irmãos.

Mateus, J. V. & Lelo, T. C. (2010). Causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos da

ª classe, turma A, período vespertino, Escola Primária No 108 do Fútila, ano letivo de 2008. Monografia não publicada, Instituto Superior de Ciências da Educação, Universidade Onze de Novembro, Cabinda, Angola.

Moysés, M. A. A. & Collares, C.A.L. (1992). A história não contada dos distúrbios de

aprendizagem. Em Cadernos Cedes, (28), 31- 47.

Patto, M. H. S., Angelucci, C. B; Paparelli, R. (2004) O estado da arte da pesquisa sobre o

fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. São Paulo: Educação e Pesquisa,

v. 30, n. 1, jan./abr.

Pinheiro, S. S., & Weber, C. (2012). Fracasso escolar: O que as pesquisas recentes indicam

acerca de suas causas? Trabalho apresentado no IX ANPED SUL – Seminário de

Pesquisa em educação da região sul, Caxias do Sul, RS. Recuperado em 12 de novembro

de 2015 de http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/GT20

Púcuta, A. L. & Tomás, G. das N. (2012). Análise do Sistema de Ensino em Angola, antes e

depois da Independência: uma abordagem relativa à Educação Comparada. Monografia

não publicada, Instituto Superior de Ciências da Educação, Universidade Onze de

Novembro, Cabinda, Angola.

Soares, M. B. (2000). Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17 ed. São Paulo:

Ática.

Vigotski, L. S. (1995) Obras Escogidas. El Problema del desarrollo de las funciones

psíquicas superiores. (3), pp. 11 – 46, Madrid: Visor-Aprendizaje. (Original publicado

em 1983).

Vigotski, L. S. (1997). Obras Escogidas. Fundamentos de Defectología (5), Madrid: Visor-

aprendizaje (Original publicado em 1983).

Zago, N. (2011). Fracasso e sucesso escolar no contexto das relações família e escola:

Questionamentos e tendências em sociologia da educação. Revista Luso-Brasileira, 2(3),

-83.

Pubblicato
2016-11-25
Come citare
Canhici, M. H., & Gomes, M. de F. C. (2016). DIFICULDADES ESCOLARES EM CABINDA/ANGOLA: O QUE DIZEM AS MONOGRAFIAS?. Psicologia Em Estudo, 21(3), 485-496. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i3.31687
Sezione
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus