CAPACIDADE DE MENTALIZAÇÃO MATERNA E PREMATURIDADE: REPERCUSSÕES DE UMA INTERVENÇÃO EM UTIN

  • Márcia Pinheiro Schaefer
  • Tagma Marina Schneider Donelli Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Palavras-chave: Mentalização, intervenção psicoterapêutica precoce, recém-nascidos, prematuros.

Resumo

As interações mãe-bebê e suas repercussões na construção do psiquismo são abordadas pela Teoria do Apego, destacando-se a capacidade de mentalização materna como determinante na formação de um apego seguro. Este estudo objetivou compreender como uma intervenção psicoterápica, realizada com duplas mãe-bebê prematuro, durante a internação em UTIN, repercute na capacidade de mentalização materna, mediante pesquisa qualitativa de intervenção, exploratória e descritiva, de estudo de casos múltiplos, com avaliações antes e após a intervenção. Participaram duas díades mãe-bebê prematuro, internado em UTIN. Utilizaram-se como instrumentos antes da intervenção ficha de dados sociodemográficos e clínicos, entrevista de história de vida da mãe; e, após, entrevista de história da internação. Analisaram-se os dados por meio de dois eixos temáticos: a) Representações maternas sobre si mesma; b) Representações maternas sobre o bebê. Verificaram-se mudanças na capacidade de mentalização materna, o que favoreceu o vínculo mãe-bebê e a possível aplicação de intervenções voltadas às relações iniciais mãe-bebê prematuro em UTIN. 

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Biografia do Autor

Márcia Pinheiro Schaefer
Psicóloga,especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (ESIPP), mestre em Psicologia Clínca pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Tagma Marina Schneider Donelli, Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Doutora em psicologia e professora do Programa de Pós Graduação - UNISINOSCa

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Publicado
2017-01-06
Como Citar
Schaefer, M. P., & Donelli, T. M. S. (2017). CAPACIDADE DE MENTALIZAÇÃO MATERNA E PREMATURIDADE: REPERCUSSÕES DE UMA INTERVENÇÃO EM UTIN. Psicologia Em Estudo, 21(4), 617-627. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i4.31775
Seção
Artigos originais

 

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