A DOCÊNCIA COM ADOLESCENTES SOB O OLHAR DO PROFESSOR: ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL

  • Cláudia Silva de Souza ESEBA/UFU http://orcid.org/0000-0002-0568-8372
  • Roberto Valdés Puentes Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU)
  • Silvia Maria Cintra da Silva Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IPUFU)

Abstract

Considerando a unidade ensino-aprendizagem-desenvolvimento à luz do enfoque histórico-cultural, este trabalho teve como objetivo investigar de que modo a compreensão do professor sobre as características psicológicas dos alunos adolescentes influencia sua prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos utilizados foram um questionário com dados gerais sobre os professores, seguido da realização de entrevistas semidirigidas com docentes de uma escola pública de Minas Gerais. As compreensões dos professores sobre as características psicológicas dos alunos adolescentes e sua influência na prática pedagógica foram agrupadas em três dimensões: Sistemas de comunicação, Atividade de estudo e Identidade pessoal. O estudo aponta que as principais demandas de alunos adolescentes podem ser observadas e tomadas como parte importante do planejamento docente, do desenvolvimento e da avaliação das práticas pedagógicas, de forma que o ensino efetivamente promova o desenvolvimento humano. Nesse sentido, torna-se fundamental a organização do coletivo da sala de aula, tendo em vista os impactos deste na formação da personalidade do aluno, cujo processo intensivo de formação da identidade pessoal o torna extremamente sensível às opiniões sociais. Esperamos que as sistematizações realizadas no presente estudo contribuam para a produção de subsídios teóricos sobre as relações entre ensino e desenvolvimento de adolescentes, no Enfoque Histórico-Cultural.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Cláudia Silva de Souza, ESEBA/UFU
Docente da Área de Psicologia Escolar na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU).
Roberto Valdés Puentes, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU)
Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU)
Silvia Maria Cintra da Silva, Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IPUFU)
Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IPUFU)

Riferimenti bibliografici

Alves, A. C. & Leal, Z. F. R. G. (2015). Concepções de adolescência presentes em artigos científicos: uma pesquisa a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Anais do VI CIPSI: Psicologia e Direitos humanos: formação, atuação e compromisso social. Maringá, PR: [s.n.]. Anais eletrônicos.

Ariès, P. (1981). História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC.

Bozhovich, L. I. (1976). La personalidad y su formación en la edad infantil: investigaciones psicológicas. La Habana: Pueblo y Educación.

Bozhovich, L. I. (2003). Formación de la personalidad del niño en la edad escolar media. Em L. Domínguez García (Org.), Psicología del desarrollo: adolescencia y juventud. Selección de lecturas. La Habana: Félix Varela, pp. 342-402.

Checchia, A. K. A. (2006). O que jovens alunos de classes populares têm sobre a experiência escolar na adolescência. 234 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Checchia, A. K. A. (2010). Adolescência e escolarização: numa perspectiva critica em psicologia escolar. Campinas: Alínea.

Checchia, A. K. A. (2015). Contribuições da psicologia escolar para a formação de professores: um estudo sobre a disciplina psicologia da educação nas licenciaturas. 245 p. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Dayrell, J. (2002). Juventude e escola. Em M. P. Sposito (Org.), Juventude e Escolarização (1980-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped.

Domínguez García, L. (2003a). (Org.). Psicología del desarrollo: adolescencia y juventud. Selección de lecturas. La Habana: Félix Varela.

Domínguez García, L. (2003b). Conferencias orientadoras. Tema II. La Habana. Material em suporte magnético. Acervo particular da autora.

Domínguez García, L. (2003c). Motivación profesional y personalidad. Em L. R. Fernández (Org.), Pensando en la personalidad. La Habana: Félix Varela. pp. 366-415.

Domínguez García, L. (2007). Psicología del desarrollo: problemas, principios y categorías. La Habana: Félix Varela.

Dragunova, T. V. (1980). Características psicológicas del adolescente. Em A. Petrovski. Psicología evolutiva y pedagógica. Moscú: Progreso. pp. 119-169.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Leal, Z. F. de R. G. & Facci, M. G. D. Adolescência: superando uma visão biologizante a partir da Psicologia Histórico-cultural. Em Z. F. R. Leal, M. G. D. Facci, & M. P. R. Souza (Org.), Adolescência em foco: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Maringá: Eduem, pp. 15-44.

González Rey, F. L. & Martínez, A. F. (1989). La personalidad: su educación y desarrollo. La Habana: Pueblo y Educación.

González Rey, F. L. (2002). Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Thompson Learning, 188 p.

González Rey, F. L. (2013). Sujeito e subjetividade: uma aproximação Histórico-Cultural. Tradução Raquel Souza Lobo Guzzo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 290 p.

Ibarra, L. M. M. (2007). Psicología y educación: una relación necesaria. La Habana: Félix Varela.

Leal, F. de R. G., Facci, M. G. D., & Souza, M. P. R. (2014) (Org.), Adolescência em foco: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Maringá: Eduem.

Lopes, J. A. S. (2016). Para além da formação continuada: o compromisso social do psicólogo que trabalha com demandas escolares. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Mascagna, G. C. (2009). Adolescência: compreensão histórica a partir da escola de Vigotski. 184 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Menezes, L. H. de P. (2004). Identidades e saberes de professores (as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição. 90 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

Mészáros, I. (2005). A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo.

Roman, M. D. & Proença, M. P. R. (2014). Psicologia e direitos humanos: a adolescência em conflito com a lei em foco. Em: F. R. G. Leal; M. G. D. Facci; M. P. R. Souza. (Org.), Adolescência em foco: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Maringá: Eduem, pp. 159-184.

Vigotsky, L. S. (1935). El problema del entorno. In: Fundamentos de la pedología. Cuarta conferencia publicada. Izdanie Instituto. Leningrado. pp. 58-78. Material em suporte magnético.

Vygotski, L. S. (1995). Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995.

Vigotski, L. S. (2000). Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, p. 21-44.

Vigotski, L. S. (2006). Obras escogidas IV: problemas de la psicología infantil. Boadilla del Monte: A. Machado Libros.

Pubblicato
2017-12-19
Come citare
Souza, C. S. de, Puentes, R. V., & da Silva, S. M. C. (2017). A DOCÊNCIA COM ADOLESCENTES SOB O OLHAR DO PROFESSOR: ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia Em Estudo, 22(4), 529-537. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i4.38995
Sezione
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus