O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA NO BRASIL

  • Fabíola Batista Gomes Firbida Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Câmpus de Assis.
  • Mário Sérgio Vasconcelos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Câmpus de Assis.

Abstract

Apresentamos neste artigo algumas considerações que evidenciam o desenvolvimento histórico do movimento de crítica à psicologia escolar no Brasil. Tal processo teve início na década de 1980 e teve como objetivo romper com a postura da psicologia escolar tradicional, que amparada no modelo médico clínico classificava e ajustava alunos com dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar uma forma emergente de psicologia que se preocupou em dar um novo direcionamento à área escolar e compreender as raízes históricas e sociais da psicologia e da educação. A vertente principal deste movimento se deu por meio de um modelo de crítica à sociedade capitalista no que se refere aos seus efeitos nocivos na educação escolar. Destacaram-se autores que se fundamentam no método do materialismo histórico-dialético. Constatamos que esta perspectiva crítica, embora tenha avançado no plano teórico, no campo prático ainda está em construção.

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Biografie autore

Fabíola Batista Gomes Firbida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Câmpus de Assis.
doutoranda em Psicologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP
Mário Sérgio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, Câmpus de Assis.
  • professor doutor da Faculdade de Ciências e Letras ( UNESP), Campus Assis, SP.

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Pubblicato
2018-11-15
Come citare
Firbida, F. B. G., & Vasconcelos, M. S. (2018). O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA NO BRASIL. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40300
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