MATERNIDADE DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, psicanálise, relações mãe-filho.

Resumo

Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. A prevalência aumentou nos últimos tempos e sua origem permanece sob investigação. A suscetibilidade genética em interação com fatores ambientais, principalmente a vida em família, é considerada componente importante da etiologia. Diante disso, este estudo buscou compreender a experiência materna de mulheres com filhos diagnosticados com TDAH. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa empregando o método clínico-qualitativo e as Narrativas Transferenciais como estratégia metodológica. O Teste de Apercepção Temática Infantil, forma Animal - CAT-A foi utilizado como mediador na entrevista. A Psicanálise Winnicottiana foi adotada como referencial teórico para a interpretação dos resultados. As participantes foram quatro mães de crianças diagnosticadas com TDAH. A análise interpretativa mostrou que as mães experimentaram angústias desde a gestação e nascimento das crianças; elas tiveram dificuldades para entrar em sintonia com os filhos no início da vida e não tiveram condições objetivas e emocionais para experimentar a devoção e manifestaram limitações para vincular-se com eles e oferecer-lhes holding. Essas dificuldades no relacionamento inicial eram decorrentes de vivências depressivas latentes ou manifestas das mães, que lhes dificultavam auxiliar os filhos a alcançarem a capacidade para as experiências transicionais, para o brincar e para a simbolização; estes pareciam responder à apatia materna pelo seu gesto criativo por meio de uma motricidade exacerbada e sem objetivos. O artigo alerta para a necessidade de atenção e acompanhamento psicoterapêutico para a mãe e não apenas para a criança com TDAH.

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Biografia do Autor

Ana Paula Mucha Tonetto, FFCLRP Universidade de São Paulo

Psicóloga

Possui Mestrado em Ciências da Saúde, Psicologia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil (2017). Aprimoramento em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2011). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Assis/SP - Brasil (2009).

Valeria Barbieri, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Diderot - Paris 7, com bolsa PDE do CNPq. Livre Docência em Psicodiagnóstico: Enfoque Avaliativo e Interventivo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. 

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Publicado
2018-08-09
Como Citar
Tonetto, A. P. M., & Barbieri, V. (2018). MATERNIDADE DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PSICANALÍTICAS. Psicologia Em Estudo, 23. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40425
Seção
Artigos originais

 

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