<b>Modus operandi da produção científica da Educação Física: uma análise das revistas e suas veiculações</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.12551

  • Ari Lazzarotti Filho Faculdade de Educação Física - UFG
  • Ana Marcia Silva Faculdade de Educação Física-UFG
  • Juarez Vieira do Nascimento Centro de Desportos-UFSC
  • Fernando Mascarenhas Faculdade de Educação - UnB
Palavras-chave: Comunicação e divulgação científica, Medidas, métodos e teorias, Ciência.

Resumo

O campo da Educação Física no Brasil começa a incorporar, cotidianamente e com ênfase crescente, a prática de pesquisa, a qual traz consigo todo um aparato próprio do fazer científico contemporâneo, especialmente a divulgação dos seus resultados por meio das revistas científicas. Para compreender como esse processo vem se desenvolvendo e quais os seus desdobramentos para a Educação Física, o presente estudo analisou a veiculação do conhecimento de oito revistas desse campo no Brasil, considerando o ano base de 2008. A análise fundamentou-se na teoria relacional de Bourdieu (2009) e os resultados apontam um campo em pleno desenvolvimento, que produz um modus operandi fundado ainda na tônica da dicotomia entre as chamadas ciências duras e as ciências moles, reproduz a lógica interna de seus campos de origem e ainda indica teorias com pouco poder de refração e retradução para a Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ari Lazzarotti Filho, Faculdade de Educação Física - UFG
Docente da FEF/UFG, Membro do GEPELC/UFG e do LABPHYSIS/UFG) e doutorando no PPGEF-UFSC
Ana Marcia Silva, Faculdade de Educação Física-UFG
Docente Pós-Doutora da FEF/UFG, membro do NEPEF/UFSC e Líder do LABPHYSIS.
Juarez Vieira do Nascimento, Centro de Desportos-UFSC
Docente Doutor do PPGEF/UFSC e Líder do LAPE/UFSC
Fernando Mascarenhas, Faculdade de Educação - UnB
Docente Doutor da FEF/UnB, Membro do GEPELC/UFG e Líder do Avante/UnB
Publicado
2012-04-01
Como Citar
1.
Lazzarotti Filho A, Silva AM, Nascimento JV do, Mascarenhas F. <b>Modus operandi da produção científica da Educação Física: uma análise das revistas e suas veiculações</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.12551. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 1º de abril de 2012 [citado 25º de dezembro de 2025];23(1):1-14. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12551
Seção
Artigos Originais