<b>Influência do posicionamento do ciclista na sobrecarga mecânica da coluna cervical, calculada pela técnica da dinâmica inversa</b> doi: 104025/reveducfis.v23i4.12978

  • Cláudia Tarragô Candotti UFRGS
  • Gustavo Becker Delwing UNISINOS
  • Marcelo La Torre UFRGS
  • Maicon Pasini UFRGS
  • Matias Noll UFRGS
  • Jefferson Fagundes Loss UFRGS
Palavras-chave: Ciclismo, Biomecânica, Coluna Vertebral, Postura.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a influência do posicionamento do indivíduo na bicicleta, durante a pedalada, sobre a sobrecarga mecânica na coluna cervical. Foram avaliados nove indivíduos durante teste em uma bicicleta de competição acoplada a um ciclossimulador. O protocolo consistiu em pedalar em quatro posturas (ereta, descanso, intermediária e ataque), com filmagem simultânea no plano sagital. As imagens foram digitalizadas no software DVideow e possibilitaram o cálculo das variáveis cinemáticas, as quais foram inseridas no modelo biomecânico, permitindo o cálculo da força muscular (FM) e da força articular (FA). Os resultados demonstraram que quando os indivíduos modificaram sua postura de ereta para descanso, de descanso para intermediária e de intermediária para ataque, os valores médios e máximos das FM e FA aumentaram (p<0,05). Assim, concluiu-se que as magnitudes das FM e FA aumentam à medida que a coluna cervical se torna mais estendida e anteriorizada.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Tarragô Candotti, UFRGS
Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento, da ESEF/UFRGS e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Gustavo Becker Delwing, UNISINOS
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Marcelo La Torre, UFRGS
Doutorando em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento, da ESEF/UFRGS e professor do curso de Fisioterapia e Educação Física da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Maicon Pasini, UFRGS
Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – ESEF/UFRGS.
Matias Noll, UFRGS
Mestrando em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano – ESEF/UFRGS.
Jefferson Fagundes Loss, UFRGS
Doutor em Engenharia Mecânica pela UFRGS e Professor Associado da UFRGS ministrando disciplinas na graduação (Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano – ESEF/UFRGS (Mestrado e Doutorado).
Publicado
2013-01-30
Como Citar
1.
Candotti CT, Delwing GB, La Torre M, Pasini M, Noll M, Loss JF. <b>Influência do posicionamento do ciclista na sobrecarga mecânica da coluna cervical, calculada pela técnica da dinâmica inversa</b&gt; doi: 104025/reveducfis.v23i4.12978. JPhysEduc [Internet]. 30º de janeiro de 2013 [citado 13º de setembro de 2025];23(4):585-98. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12978
Seção
Artigos Originais