<b>Comportamento da gordura abdominal em mulheres com avanço da idade</b> doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.13425

  • Wagner Antonio Correia Assunção Universidade de Pernambuco
  • Wagner Luiz do Prado Universidade de Pernambuco
  • Luciano Machado Ferreira Tenório de Oliveira Associação Cauraruense de Ensino Superior
  • Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão Universidade de Pernambuco
  • Manoel da Cunha Costa Universidade de Pernambuco
  • Fernando José de Sá Pereira Guimarães Universidade de Pernambuco

Abstract

O objetivo desse estudo foi analisar o comportamento da distribuição de gordura corporal associado ao avanço da idade em mulheres participantes de um programa estruturado de exercício físico. A amostra foi composta por 177 mulheres com idade entre 35 a 75 anos. Sendo divididas em quartís etários: G1= 50,2 + 5,4 anos (n = 44); G2= 58,0 + 1,4 anos (n = 44); G3 = 62,9 + 1,4anos (n = 44) e G4 = 69,3 + 2,6 anos (n = 45). Foram mensuradas as seguintes variáveis: massa corporal (MC) e estatura (EST), índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura (CC) e dobra cutânea abdominal (DCabm). Foi utilizado ANOVA com post hoc de Tuckey para verificar diferenças existentes entre os grupos. Para análise de contingência das mulheres expostas a risco cardiovascular elevado (CC>88 cm) foi utilizado o teste qui-quadrado (p<0,05). Não foram encontradas diferenças significativas para as variáveis: MC, IMC e DCabm. No entanto, foi observado aumento significativo na CC comparando G1 com G4. Para todos os grupos foram encontrados altos valores de exposição a risco cardiovascular. Os resultados sugerem que há uma tendência a mudança no padrão de gordura de mulheres com o avançar da idade, devido a centralização do tecido adiposo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Wagner Antonio Correia Assunção, Universidade de Pernambuco

 

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2008). Tem experiência na área de avaliação do desempenho humano, com ênfase em composição corporal.

Wagner Luiz do Prado, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1999), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco.Tem experiência na área de Fisiologia e Metabolismo, com ênfase em obesidade e balanço energético.

Luciano Machado Ferreira Tenório de Oliveira, Associação Cauraruense de Ensino Superior

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Especialização em Exercícios aplicados à reabilitação cardíaca e grupos especiais e mestrado na Universidade de Pernambuco/UFPB em Avaliação da Performance Humana. Discente da Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing IBGM e da Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES, ministrando as disciplinas: Aprendizagem Motora; Pedagogia dos Esportes da Natureza; Avaliação, Prescrição e Supervisão de exercícios; Medidas e Avaliação em Educação Física e Seminário Avançado em Avaliação e Prescrição de Exercício.

Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão, Universidade de Pernambuco
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física-Universidade de Pernambuco (1996), mestrado em Biometria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004) e doutorado em Nutrição na Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Vitória - PE e da Escola Superior de Educação Física - ESEF/UPE . Atua nas áreas da Educação e Saúde, Educação Física Escolar e Estatística Aplicada a Educação Física e Nutrição
Manoel da Cunha Costa, Universidade de Pernambuco
Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (1983) e realizei o Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2001). Ingressei através de concurso público em 1989 para o quadro de docentes da ESEF / UPE, Atualmente sou professor adjunto da Universidade de Pernambuco com atuação na Graduação (Bacharelado) e na Pós-Graduação como Professor Permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/ UFPB. Atualmente sou líder do Grupo de Estudos em Avaliação do Desempenho Humano e Coordenador do LAPH Laboratório de Avaliação da Performance Humana da ESEF / UPE, como função administrativa correlata ao Stricto Sensu ocupo atualmente na ESEF / UPE o cargo de Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa. Na formação de recursos humanos, destacamos a orientação / coorientação de mais de uma dezena de alunos ( Mestrado e Doutorado) em instituições do Brasil e Portugal, Em nosso jovem Programa chegamos a marca de 2 dissertações concluídas e 2 em andamento. A nossa intervenção principal é na área de Educação Física / Ciências do Desporto, com ênfase em Ciências Biológicas/ Ciências da saúde, atuando principalmente no desenvolvimento e aperfeiçoamento de Tecnologia (equipamentos e processos) na avaliação do Desempenho Humano.
Fernando José de Sá Pereira Guimarães, Universidade de Pernambuco
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1987), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. É professor adjunto da Universidade de Pernambuco e professor da Associação Caruaruense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cineantropometria, atuando principalmente nos seguintes temas: antropometria, composição corporal, atletas, atividade física e exercício físico.
Published
2013-07-04
How to Cite
1.
Assunção WAC, do Prado WL, de Oliveira LMFT, Falcão APST, Costa M da C, Guimarães FJ de SP. <b>Comportamento da gordura abdominal em mulheres com avanço da idade</b&gt; doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.13425. JPhysEduc [Internet]. 2013Jul.4 [cited 2025Sep.13];24(2):287-94. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/13425
Section
Original Articles