<b>Efeitos da atividade física sistemática sobre o desempenho motor de crianças pré-escolares</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.14306

  • Míriam Stock Palma Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vinícius Arnaboldi Camargo
  • Maicon Felipe Pereira Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Atividade física, Desempenho motor, Crianças

Resumo

O objetivo desta investigação foi avaliar e comparar o desempenho motor de pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática. Participaram do estudo 88 crianças (52 praticantes e 36 não praticantes), com idades entre 4 e 6 anos, matriculadas em turmas de Jardim de Infância de cinco escolas de Porto Alegre/RS. Foi aplicado um questionário para verificar o nível de atividade física das crianças; e, para a análise do seu desempenho motor, foi utilizado o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados evidenciaram que, embora ambos os grupos tenham exibido desempenho motor abaixo do esperado para a sua idade, os praticantes apresentaram desempenho superior ao de não praticantes em habilidades locomotoras, de controle de objetos e no coeficiente motor amplo.

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Publicado
2012-09-30
Como Citar
1.
Palma MS, Camargo VA, Pontes MFP. <b>Efeitos da atividade física sistemática sobre o desempenho motor de crianças pré-escolares</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.14306. JPhysEduc [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 11º de outubro de 2025];23(3):421-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/14306
Seção
Artigos Originais