Influência da ordem de exercícios com pesos sobre a composição corporal em homens idosos

  • Fábio Luiz Cheche Pina Professor no Curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco – Cornélio Procópio/Paraná/Brasil.
  • Matheus Amarante do Nascimento Professor colaborador do Centro de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual de Londrina – Londrina/Paraná/Brasil.
  • Renata Selvatici Borges Januário Professora no Curso de Educação Física e Nutrição da Universidade Norte do Paraná – Londrina/Paraná/Brasil.
  • Aline Mendes Gerage Professora colaboradora do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/Santa Catarina/Brasil.
  • Arli Ramos de Oliveira Professor do Departamento de Esporte do Centro de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual de Londrina – Londrina/Paraná/Brasil.
  • Edilson Serpeloni Cyrino Professor do Departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual de Londrina – Londrina/Paraná/Brasil.
Palavras-chave: Treinamento de resistência, Antropometria, Envelhecimento.

Resumo

Este estudo analisa a influência da ordem de exercícios com pesos sobre a composição corporal de idosos. Dezoito homens (69 ± 5 anos) foram separados aleatoriamente em dois grupos, dos quais um grupo realizou a sequência A (SEQ A), estruturada para a execução dos exercícios, iniciando-se dos grandes para os pequenos grupos musculares e outro grupo, a sequência B (SEQ B), ordenada de forma inversa à primeira (SEQ A). A intervenção foi realizada por sete semanas, composta por duas séries de 10 a 15 repetições máximas, três vezes por semana. Antes e após a intervenção, os grupos foram submetidos à avaliação da composição corporal por meio da técnica de bioimpedância elétrica. Nenhuma diferença estatisticamente significante (P > 0,05) foi encontrada entre a SEQ A e SEQ B para nenhuma das variáveis analisadas. Os resultados sugerem que a ordem de execução dos exercícios com pesos não influencia as respostas da composição corporal em homens idosos.

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Biografia do Autor

Fábio Luiz Cheche Pina, Professor no Curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco – Cornélio Procópio/Paraná/Brasil.
Fábio Luiz Cheche Pina é Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2010), possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é docente do curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Cornélio Procópio). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor, testes motores, adiposidade corporal, bem-estar, terceira idade, treinamento com pesos, treinamento funcional, treinamento esportivo e ginástica de academia. Foi bolsista de iniciação científica pela Universidade Estadual de Londrina no período de 2003 a 2004. Publicou 4 artigos completos em periódicos nacionais e 90 resumos publicados em anais de congressos. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagens. Desde 2000 participou/participa de 8 projetos de pesquisa.
Matheus Amarante do Nascimento, Professor colaborador do Centro de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual de Londrina – Londrina/Paraná/Brasil.
Matheus Amarante do Nascimento concluiu o Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Atualmente é docente colaborador do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, ministrando as disciplinas de Bases Biodinâmicas da Atividade Motora e de Prescrição e Orientação de Exercícios Físicos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento com Pesos, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, força muscular, aptidão física, nutrição, envelhecimento.
Renata Selvatici Borges Januário, Professora no Curso de Educação Física e Nutrição da Universidade Norte do Paraná – Londrina/Paraná/Brasil.
Possui graduação em Nutrição pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1999), graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2004) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é docente da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física e Nutrição Esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e qualidade de vida, composição corporal, atividade física e saúde e recursos ergogênicos
Aline Mendes Gerage, Professora colaboradora do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/Santa Catarina/Brasil.
Finalizou sua graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina em 2006 e o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL em julho de 2009. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE - UEL), concentrando seus estudos na linha de atividade física e saúde e treinamento com pesos, principalmente, no que diz respeito às respostas cardiovasculares aos exercícios físicos em idosos.
Arli Ramos de Oliveira, Professor do Departamento de Esporte do Centro de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual de Londrina – Londrina/Paraná/Brasil.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (1976), atual UNOPAR de Londrina-PR.; Mestrado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh (1994), Pennsylvania (USA), e Doutorado em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela Universidade de Pittsburgh (2001), como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Colégio Europeu de Ciências do Esporte (ECSS). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina, atuando no Curso de Mestrado e Doutorado Associado em Educação Física UEM/UEL em Londrina, na disciplina de Avaliação, Orientação e Prescrição de Programas de Exercícios Físicos; no Curso de Esporte, do Centro de Educação Física e Esporte da UEL nas disciplinas de Crescimento e Desenvolvimento, Pedagogia do Esporte, Dimensões do Esporte Educação, Técnicas de Estudo das Dimensões do Esporte, e Aspectos Biopsicosociais da Criança e do Jovem esportista. É Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Mestrado UEM/UEL desde a sua instituição, em 2005. É Coordenador da Comissão de Pesquisa do Departamento de Ciências do Esporte, e Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Educação Física e Esporte. É Líder dos seguintes Grupos de Estudo e Pesquisa: Atividade Física e Saúde (GEPAFIS), com linhas de pesquisa em Atividade Física na Infância e Adolescência e no Envelhecimento; Lutas e Artes Marciais (GEPLAM), e Esporte Educacional (GEPESPE), e Esporte para Crianças e Jovens. Consultor AD HOC da Revista de Educação Física da UEM e Revista Motriz (Rio Claro) (1415-9805), Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, da UFSC, Revista UNOPAR Científica em Ciências Biológicas e da Saúde, e Conselho Científico da Revista Maquinações da UEL. É Coordenador Geral do Projeto Perobal, uma parceria da UEL com o Instituto Ayrton Senna (SP), visando a inclusão de crianças e jovens. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes áreas temáticas: atividade física e saúde na infância e adolescência, e atividade física no envelhecimento; treinamento com pesos para crianças e idosos, treinamento desportivo para crianças e jovens e esporte educacional.
Edilson Serpeloni Cyrino, Professor do Departamento de Educação Física do Centro de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual de Londrina – Londrina/Paraná/Brasil.
Edilson Serpeloni Cyrino concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade de São Paulo em 2002, o Pós-doutorado em Composição Corporal Humana na Universidade Técnica de Lisboa em 2008 e o Estágio Sênior no Exterior na Universidade de Coimbra em 2013. Atualmente é Professor Associado A da Universidade Estadual de Londrina, Coordenador do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE). É revisor do International Journal of Sports Medicine, Journal of Obesity, Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, da Motriz: Revista de Educação Física (Online), da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, do Arquivos de Medicina, Revista da Educação Física/UEM, da Revista de Nutrição, da Alimentos e Nutrição (UNESP), da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, da Revista de Ciências Médicas e da Revista da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Publicou 115 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e três capítulos de livro. Realizou uma supervisão de pós-doutorado e orientou duas teses de doutorado, 11 dissertações de mestrado, 29 trabalhos de iniciação científica, 25 monografias de especialização e 59 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Desde 1998 participou de 27 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 16 destes. Atualmente coordena seis projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desempenho motor, composição corporal, treinamento com pesos, antropometria e testes motores
Publicado
2013-09-27
Como Citar
1.
Pina FLC, do Nascimento MA, Borges Januário RS, Gerage AM, de Oliveira AR, Cyrino ES. Influência da ordem de exercícios com pesos sobre a composição corporal em homens idosos. JPhysEduc [Internet]. 27º de setembro de 2013 [citado 9º de setembro de 2025];24(3):443-51. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15846
Seção
Artigos Originais