<b>Barreiras pessoais para prática de atividade física percebidas por portadores de AIDS</b> doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.16069

  • Adriana Ramos Alves Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Débora Alves Guariglia Professora Mestre – Docente, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO).
  • Aurea Regina Telles Pupulin Professora Doutora – Docente do departamento de Análises Clínicas, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Denilson De Castro Teixeira Professor Doutor – Docente do departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
  • Marcia Greguol Professora Doutora – Docente do Departamento de Esporte, Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Edilson Serpeloni Cyrino Professor Doutor – Docente do Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Abstract

Elevados índices de sedentarismo têm sido identificados entre pessoas vivendo com HIV/AIDS. Assim o propósito deste estudo foi analisar a prevalência de barreiras pessoais para a prática de atividade física percebidas por portadores de AIDS. Amostra de trinta e cinco sujeitos de ambos os gêneros (43,8 ± 9,3 anos). Três questionários foram aplicados: 1. Nível de atividade física habitual (BAECKE et al., 1982), 2. Socioeconômico (ABEP, 2009) e 3. Barreiras pessoais percebidas para prática de atividade física (REICHERT, 2011). As principais barreiras pessoais percebidas para prática de atividade física identificadas foram: (1) preguiça ou cansaço (48,6%); (2) falta de companhia (45,7%); (3) possuir lesão ou doença (37,1%); (4) falta de dinheiro e medo de se machucar (34,3%, para ambas). Os resultados sugerem que os efeitos colaterais da medicação anti-retroviral utilizada para o controle da AIDS parece ter impacto sobre a principal barreira pessoal percebida para prática de atividade física relatada.

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Author Biographies

Débora Alves Guariglia, Professora Mestre – Docente, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO).
Graduação e Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente professora na Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos nos cursos de Educação Física e Fisioterapia
Aurea Regina Telles Pupulin, Professora Doutora – Docente do departamento de Análises Clínicas, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Possui graduação em Farmácia Bioquimica pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá . Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Parasitologia, Bioquimica e Efeito e toxicidade de farmacos sobre microorganismos e hospedeiros com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, hiv, infecções oportunistas, parasitoses intestinais e doença de chagas.
Denilson De Castro Teixeira, Professor Doutor – Docente do departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e docente titular do Programa de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, força muscular e envelhecimento
Marcia Greguol, Professora Doutora – Docente do Departamento de Esporte, Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Possui graduação em Bacharel Em Esporte pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Esporte, com ênfase em Atividades Físicas e Esportes Para Pessoas com Deficiências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, inclusão, aptidão física e saúde, doenças e agravos não transminssíveis e esporte adaptado para pessoas com deficiência.Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Defficiência (GEPAFID)
Edilson Serpeloni Cyrino, Professor Doutor – Docente do Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Edilson Serpeloni Cyrino concluiu o Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Pós-doutorado em Composição Corporal Humana pela Universidade Técnica de Lisboa em 2008. Atualmente é Professor Associado A da Universidade Estadual de Londrina, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE). É revisor do International Journal of Sports Medicine, Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, do Arquivos de Medicina, da Revista de Nutrição, da Alimentos e Nutrição (UNESP), da Revista Brasileira de Ciência e Movimento, da Revista de Ciências Médicas e da Revista da Educação Física/UEM. Publicou 97 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e três capítulos de livro. Orientou uma tese de doutorado, 10 dissertações de mestrado, 27 trabalhos de iniciação científica, 25 monografias de especialização e 59 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Desde 1998 participou de 21 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 15 destes. Atualmente coordena seis projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras. Atua na área de Educação Física. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: desempenho motor, composição corporal, treinamento com pesos, antropometria e testes motores
Published
2013-04-18
How to Cite
1.
Ribeiro ARA, Guariglia DA, Pupulin ART, Teixeira DDC, Greguol M, Cyrino ES. <b>Barreiras pessoais para prática de atividade física percebidas por portadores de AIDS</b&gt; doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.16069. JPhysEduc [Internet]. 2013Apr.18 [cited 2025Sep.13];24(1):93-101. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/16069
Section
Original Articles