<b>Análise do flow-feeling no tênis</b>doi: 10.4025/reveducfis.v23i4.17044

  • Marcio Miranda Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • André Furiatti Russo Universidade Federal de Juiz de Fora/Grupo
  • Danilo Reis Coimbra Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Renato Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Análise Qualitativa, Atletas, Tênis

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as características do flow-feeling no tênis competitivo. Participaram 10 atletas masculinos, idade (média±dp): 21,2±2,94, competindo em um torneio oficial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com questões relacionadas ao flow-feeling. As entrevistas foram analisadas através do método de análise de conteúdo. As Unidades de Registros (UR) das respostas de cada atleta e as UR de cada dimensão do flow foram avaliadas. As dimensões Concentração Intensa na Tarefa, Controle Absoluto das Ações, Objetivos Claros e Equilíbrio Desafio-Habilidade foram as dimensões mais citadas, equivalendo a 63,52% de todas as UR citadas pelos atletas. Conclui-se que no tênis competitivo existem dimensões mais latentes, e o aparecimento de outras características, como a importância do condicionamento físico para experimentar o flow.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Miranda Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Especialista pesquisador do Grupo de Estudo Psicofisiologia do Esporte da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora -MG.


André Furiatti Russo, Universidade Federal de Juiz de Fora/Grupo
Departamento de Desportos/Psicofisiologia do Esporte
Danilo Reis Coimbra, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professor Mestre pesquisador do Grupo de Estudo Psicofisiologia do Esporte da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora MG
Renato Miranda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Doutor, pesquisador e coordenador  do Grupo de Estudo Psicofisiologia do Esporte da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Publicado
2013-01-30
Como Citar
1.
Miranda Júnior M, Russo AF, Coimbra DR, Miranda R. <b>Análise do flow-feeling no tênis</b&gt;doi: 10.4025/reveducfis.v23i4.17044. JPhysEduc [Internet]. 30º de janeiro de 2013 [citado 29º de novembro de 2025];23(4):607-15. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17044
Seção
Artigos Originais