Hipotensão pós-exercício aeróbio e resistido em indivíduos com lesão medular

  • Bruna Barboza Seron Universidade Estadual de Londrina
  • Karla Fabiana Goessler
  • Julia Zoccolaro Durigan Universidade Estadual de Londrina
  • Antonio Carlos Dourado Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Doerdelein Polito Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Greguol Universidade Estadual de Londrina

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar a hipotensão pós-exercício (HPE) aeróbio e resistido em cinco indivíduos com lesão medular torácica do sexo masculino e fisicamente ativos (28.6±6.2 anos; 57.4±13.2 kg; 1.71±0.04 m; VO2pico: 29.46±4.3 ml/kg/min). Primeiramente os participantes realizaram exercício aeróbio tocando a cadeira de rodas por 30 minutos em intensidade de 50-70% da frequência cardíaca de reserva. Após 48-72 horas, realizaram a sessão de exercício resistido, com 3 séries de 12 repetições a 60% de uma repetição máxima. Cada participante teve sua pressão arterial (PA) mensurada em repouso e recuperação. Para o exercício aeróbio, foi encontrada HPE para pressão arterial sistólica (PAS) depois dos 30 minutos de recuperação. Já para o exercício resistido não foi encontrada HPE em nenhum momento. Os resultados demonstram a importância do exercício aeróbio para o controle e redução da PA em indivíduos com lesão medular.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Bruna Barboza Seron, Universidade Estadual de Londrina
Atualmente é estudante de mestrado do programa de pós-graduação de educação física UEM/UEL. Participa do Grupo de estudo e pesquisa em atividade física e deficiência (GEPAFID) e do Grupo de estudo e pesquisa em Ciência do Esporte (GEPCE). Tem experiência em atividade física e esporte para pessoas com deficiência e avaliação física na saúde e rendimento esportivo.
Karla Fabiana Goessler
Possui graduação em educação física pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e mestrado em Educação Física pelo programa de pós-graduação associado UEM/UEL. Atualmente é aluna regular de doutorado pelo mesmo programa de pós graduação na linha de pesquisa ajustes e respostas fisiológicas e metabólicas ao exercício físico, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Doedderlein Polito, atuando nos seguintes temas: respostas cardiovasculares, exercício físico, betabloqueadores, sistema renina angiotensina, em modelos animais e respostas cardiovasculares relacionadas ao exercício físico em seres humanos.
Julia Zoccolaro Durigan, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é estudante de mestrado do programa em educação física associado UEM/UEL. Tem experiência em avaliação física na saúde e no rendimento esportivo.
Antonio Carlos Dourado, Universidade Estadual de Londrina
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina e Diretor do Instituto Paranaense de Ciencias do Esporte (IPCE), da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aptidão Física e Desempenho Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, voleibol, antropometria e medidas de desempenho esportivo.l
Marcos Doerdelein Polito, Universidade Estadual de Londrina
Doutor Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006). Atualmente é Professor Adjunto C do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física UEM/UEL e Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Respostas Cardiovasculares e Exercício (GECardio/UEL). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Respostas Cardiovasculares, Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido. Desde 2002, possui a publicação de 77 artigos científicos, dois livros e três capítulos de livros.
Márcia Greguol, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em Bacharel Em Esporte pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Esporte, com ênfase em Atividades Físicas e Esportes Para Pessoas com Deficiências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, inclusão, aptidão física e saúde, doenças e agravos não transminssíveis e esporte adaptado para pessoas com deficiência.Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Defficiência (GEPAFID).
Published
2014-04-17
How to Cite
1.
Seron BB, Goessler KF, Durigan JZ, Dourado AC, Polito MD, Greguol M. Hipotensão pós-exercício aeróbio e resistido em indivíduos com lesão medular. JPhysEduc [Internet]. 2014Apr.17 [cited 2025Sep.14];25(1):135-41. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19773
Section
Original Articles