Associação entre obesidade geral e abdominal com a hipertensão arterial em idosas ativas

  • Luciano Machado Oliveira Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES e Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing IBGM
  • Raphael Mendes Ritti-Dias Professor, Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
  • Roberta Alencar Amorim Graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco / Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM/UPE).
  • Saulo Fernades Oliveira Professor, Mestre do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
  • Ademar Lucena Filho Professor, Mestre do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
  • Fernado José Guimarães Professor, Pós-Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.

Abstract

A hipertensão arterial é o principal fator de risco cardiovascular, principalmente na população idosa, tendo o excesso de peso como um fator predisponente para sua ocorrência e a prática de exercício como uma ferramenta não farmacológica para o seu controle. O objetivo deste estudo foi identificar entre os indicadores antropométricos de obesidade geral e abdominal, o que apresenta uma maior associação com a hipertensão arterial em idosas ativas. Foi avaliada a pressão arterial e a antropometria de 71 mulheres ativas (65,5 ± 4,38anos) e posteriormente calculados o índice de massa corporal, circunferência da cintura, relação cintura/quadril, Índice de conicidade e razão cintura/estatura. Para análise dos dados, cada índice antropométrico foi categorizado em tercís, utilizando a regressão logística binária para análise da magnitude das associações. A prevalência de hipertensão arterial, sobrepeso e obesidade encontrada foram de 32,4%, 49,3% e 15,5%, respectivamente. Após o ajuste pela idade, apenas a circunferência da cintura e a razão cintura/estatura, obtiveram associação significante com a hipertensão (P<0,05). As idosas ativas que se encontravam no terceiro tercil da circunferência da cintura (>94) e da razão cintura/estatura (>0,62) tiveram 5,93 e 4,39 mais chances de serem hipertensas respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luciano Machado Oliveira, Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES e Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing IBGM
PPossui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Especialização em Exercícios aplicados à reabilitação cardíaca e grupos especiais e mestrado na Universidade de Pernambuco/UFPB em Avaliação da Performance Humana. Discente da Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing IBGM e da Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES, ministrando as disciplinas: Aprendizagem Motora; Pedagogia dos Esportes da Natureza; Avaliação, Prescrição e Supervisão de exercícios; Medidas e Avaliação em Educação Física e Seminário Avançado em Avaliação e Prescrição de Exercício.
Raphael Mendes Ritti-Dias, Professor, Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
É graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco, líder do Grupo de Pesquisa em Hemodinâmica e Metabolismo do Exercício (UPE) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (UEL) e do Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora (USP). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em exercício e doenças cardiovasculares. No seu curriculo os termos mais frequentes são: doença arterial periférica, risco cardiovascular e treinamento de força.
Roberta Alencar Amorim, Graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco / Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM/UPE).
Formação acadêmica em medicina pela Universidade de Pernambuco / Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FCM/UPE). Residência em andamento em otorrinolaringologia pelo Hospital Santo Antônio das Obras Sociais De Irmã Dulce.
Saulo Fernades Oliveira, Professor, Mestre do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
Possui graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Salgado de Oliveira, Campus Recife-PE, Especialização em Avaliação da Performance Humana pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco (ESEF-UPE) e mestrado em Educação Física (UPE-UFPB). Atualmente é professor auxiliar da ESEF-UPE, pesquisador no Laboratório de Avaliação da Performance Humana (LAPH) da ESEF-UPE, professor titular da Escola Estadual Saturnino de Brito, membro de comissões do Conselho Regional de Educação Física PE/AL -12 e avaliador físico das Academias Topfit e Maysa. Tem experiência na área de Educação Física e pessoas com deficiência, com ênfase em Avaliação do Desempenho Físico e Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do desempenho físico e esportivo, desenvolvimento tecnológico para avaliação do desempenho, biomecânica, testes de esforço, instrumentação em testes de esforço na educação física, avaliação no esporte para pessoas com deficiência física e aprendizagem nos esportes individuais e coletivos.
Ademar Lucena Filho, Professor, Mestre do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e mestrado em Ciencias do Desporto pela Universidade do Porto (2001). Atualmente é prof. assistente da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física
Fernado José Guimarães, Professor, Pós-Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife-PE, Brasil.
possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1987), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. É professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cineantropometria, atuando principalmente nos seguintes temas: antropometria, composição corporal, atletas, atividade física e exercício físico.
Published
2013-12-17
How to Cite
1.
Oliveira LM, Ritti-Dias RM, Amorim RA, Oliveira SF, Filho AL, Guimarães FJ. Associação entre obesidade geral e abdominal com a hipertensão arterial em idosas ativas. JPhysEduc [Internet]. 2013Dec.17 [cited 2025Sep.13];24(4):659-68. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21171
Section
Original Articles