Autoestima e satisfação corporal em idosas praticantes e não praticantes de atividades corporais

  • Cristiane Costa Fonseca Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG
  • Érika de Cássia Lopes Chaves Universidade Federal de Alfenas/MG
  • Sarah Salvador Pereira Universidade Federal de Alfenas
  • Milara Barp Universidade Federal de Alfenas/MG
  • Andréia Mara Moreira Universidade Federal de Alfenas
  • Denismar Alves Nogueira Universidade Federal de Alfenas

Abstract

O objetivo do estudo foi realizar investigação sobre a autoestima e satisfação corporal de idosas participantes e não participantes de atividades corporais. Essa foi uma pesquisa quantitativa, transversal e comparativa entre 46 idosas participantes de atividades corporais de uma UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) e 106 idosas cadastradas em um programa de Estratégia de Saúde da Família. Para a coleta de dados, realizada por meio de entrevistas, foram utilizadas a Escala de Rosenberg e a Escala de Silhuetas. O estudo foi desenvolvido no período de junho a dezembro de 2012 e os resultados apontaram que idosas participantes da UNATI apresentam uma autoestima mais elevada (M=35,25, DP=4) quando comparadas as idosas não participantes (M=32,80, DP=5), (p= 0,002), já a autoimagem não apresentou diferença significativa: G1 = 2,47 (DP= 2) e G2= 1,91 (DP= 2), (p= 0,116). Conclui-se que idosas praticantes de atividade corporal apresentam melhor autoestima.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cristiane Costa Fonseca, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Fisioterapeuta, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, espacialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora temporária no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas/MG.

Érika de Cássia Lopes Chaves, Universidade Federal de Alfenas/MG
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1994), especialização em Administração hospitalar e de Serviços de saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (1998), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alfenas (2002) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (2008). Pós doutorado, em andamento, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Atualmente é Professora adjunto e Vice diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG. Vice coordenadora do Centro de Referência da Unifal/CREFAL que atua na qualificação de profissionais que lidam com os usuários de Crack e outras drogas. Tem experiência na área de Semiologia e Semiotécnica de Enfermgem e desenvolve pesquisa nas áreas: qualidade de vida, humanismo, espiritualidade e diagnósticos de enfermagem. É professora e orientadora do Programa de pós-graduação em Enfermagem (Mestrado) da UNIFAL-MG.
Sarah Salvador Pereira, Universidade Federal de Alfenas
Acadêmica da Enfermagem na Universidade Federal de Alfenas. Pesquisadora de iniciação científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) com o projeto intitulado Avaliação da Autoestima e Imagem Corporal em Idosos Participantes de Programas de Atividade Física.
Milara Barp, Universidade Federal de Alfenas/MG
Graduanda de Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Enfermagem). Pesquisadora de iniciação científica com o projeto intitulado Avaliação da Autoestima e Imagem Corporal em Idosos Participantes de Programas de Atividade Física.
Andréia Mara Moreira, Universidade Federal de Alfenas
Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal de Alfenas/MG. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Enfermagem). Pesquisadora de iniciação científica com o projeto intitulado Avaliação da Autoestima e Imagem Corporal em Idosos Participantes de Programas de Atividade Física.
Denismar Alves Nogueira, Universidade Federal de Alfenas
possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2001) e mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2004) e Doutorando também em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atualmente é - Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) lotado no Departamento de Ciências Exatas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Inferência Bayesiana, Estatística Espacial, Estatística Experimental, Melhoramento Genético, Epidemiologia, Séries Temporais
Published
2014-10-03
How to Cite
1.
Fonseca CC, Chaves Érika de CL, Pereira SS, Barp M, Moreira AM, Nogueira DA. Autoestima e satisfação corporal em idosas praticantes e não praticantes de atividades corporais. JPhysEduc [Internet]. 2014Oct.3 [cited 2025Oct.11];25(3):429-3. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22050
Section
Original Articles