Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil e em Portugal: a gestão do conhecimento em foco

  • Giselle Helena Tavares Doutora. Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil.
  • Gisele Maria Schwartz Livre Docente. Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro-SP, Brasil.

Abstract

Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender as condições potenciais para a elaboração de políticas públicas de esporte e lazer em Portugal e do Brasil, tendo como foco a gestão do conhecimento, sob o aspecto dos principais textos normativos e políticas destes dois países. O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, referente à análise de documentos oficiais de ambos os países. Os resultados mostraram que, embora o conjunto legal-normativo português seja mais conciso do que o brasileiro, no que se refere à aproximação da Universidade com Governo, não foi possível identificar qualquer iniciativa, em Portugal, que traçasse esta relação por meio de financiamentos governamentais. O Brasil, por intermédio do Ministério do Esporte, via Redes CEDES e CENESP, mesmo diante de diversos entraves, parece ter sido inovador na tentativa de aproximação destes campos na área do esporte e do lazer. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...
Published
2014-12-01
How to Cite
1.
Tavares GH, Schwartz GM. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil e em Portugal: a gestão do conhecimento em foco. JPhysEduc [Internet]. 2014Dec.1 [cited 2025Sep.9];25(4):555-6. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22533
Section
Original Articles