Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno

  • Verônica Freitas dos Santos Centro de Educação Física e Desportos/Ufes.
  • Aline Oliveira Vieira Professora da rede municipal de ensino de Serra/ES.
  • André da Silva Mello Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Omar Schneider Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Amarílio Ferreira Neto Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Wagner dos Santos Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física, Relação com o saber, Narrativa discente

Resumo

Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Verônica Freitas dos Santos, Centro de Educação Física e Desportos/Ufes.
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
Aline Oliveira Vieira, Professora da rede municipal de ensino de Serra/ES.
Mestre em Educação Física pela Ufes. Pesquisadora do Insituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
André da Silva Mello, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Omar Schneider, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Amarílio Ferreira Neto, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Wagner dos Santos, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Publicado
2014-12-01
Como Citar
1.
Santos VF dos, Vieira AO, Mello A da S, Schneider O, Ferreira Neto A, Santos W dos. Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. JPhysEduc [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 9º de setembro de 2025];25(4):539-53. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566
Seção
Artigos Originais