O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Unesp Rio Claro.
Palavras-chave: Capacitação Profissional, Ensino, Artes Marciais.

Resumo

Objetivou-se analisar as percepções de professores do ensino superior no que se refere tanto aos contextos de formação profissional quanto à prática pedagógica das lutas na Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa, 5 professores de lutas no ensino superior participaram de entrevistas semiestruturadas (média de idade: 42,8, ±6,72). Emergiram duas categorias da análise de conteúdo: 1) fatores restritivos: formação deficiente, insegurança do professor, infraestrutura deficiente, falta de materiais para o ensino das lutas, carga horária insuficiente para a Educação Física, poucas informações sobre lutas na sociedade e associação com incitações à violência; 2) possibilidades: propostas de adaptação/inovação no ensino das lutas, produção de materiais didáticos sobre lutas e propostas de formação continuada. Dilemas que influenciam a prática pedagógica das lutas na Educação Física escolar apresentam origens na forma como elas são desenvolvidas no âmbito da formação, fato que sugere transformações que possam valorizá-las como manifestações da cultura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp Rio Claro
Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Unesp Rio Claro. Doutorando em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro.
Suraya Cristina Darido, Unesp Rio Claro.
Professora livre docente do Departamento de Educação Física da Unesp Rio Claro e coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).
Publicado
2015-10-25
Como Citar
1.
Rufino LGB, Darido SC. O ensino das lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. JPhysEduc [Internet]. 25º de outubro de 2015 [citado 18º de setembro de 2025];26(4):505-18. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26441
Seção
Artigos Originais