O comportamento de risco para transtornos alimentares atenua o desempenho nas provas dos 100m e 200m livre em nadadoras?

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Pernambuco
  • Saulo Fernandes Melo Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Tony Meireles dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Sebastião de Sousa Almeida Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Abstract

O objetivo do estudo foi comparar o desempenho (melhor tempo em segundos) nas provas dos 100m e 200m livre de nadadoras em razão dos comportamentos de risco para os transtornos alimentares (CRTA). Participaram 84 nadadoras das categorias infantil, juvenil ou júnior. O Eating Attitudes Test (EAT-26) foi utilizado para avaliar os CRTA. Utilizou-se o melhor tempo em segundos para determinar o desempenho nas provas de 100m e 200m livre. Conduziu-se a análise multivariada de covariância (MANCOVA) para comparar o desempenho (tempo em segundos) nas provas de 100m e 200m livre entre nadadoras com (EAT-26≥21) e sem risco (EAT-26<21) para transtornos alimentares. Os achados apontaram diferença de desempenho nas provas dos 100m (F(2, 82)=12,86; p=0,01; d=0,5) e 200m livre (F(2, 82)=11,72; p=0,02; d=0,5) entre os grupos com e sem risco para os transtornos alimentares. Concluiu-se que as nadadoras com maior frequência de uso de CRTA demonstraram menor desempenho nas provas dos 100m e 200m livre.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Pernambuco
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Professor Assistente do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória. Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia Aplicada ao Esporte e Exercício" (CAV/UFPE). Consultor científico e membro associado da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Membro do corpo editorial da Current Psychopharmacology. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência da Motricidade Humana e Aspectos Socioculturais do Movimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: maturação biológica, comportamento alimentar, imagem corporal, treinamento resistido, treinamento esportivo e psicologia do esporte. Ademais, tem experiência na área de Psicologia, atuando nos seguintes temas: Psicopatologia e Psicometria.
Saulo Fernandes Melo Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco
Possui Graduação Plena em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Campus Recife (2008), Especialização em Avaliação da Performance Humana pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco (2010) e Mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física, UPE/UFPB (2012). Atualmente está em processo de Doutoramento em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física, UPE/UFPB, é membro de comissões do Conselho Regional de Educação Física PE/AL -12, pesquisador coladorador da Escola Superior de Educação Física de Pernambuco e Professor Auxiliar - nível 1 da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em atividade física adaptada, pessoas com deficiência e esporte paralímpico, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do desempenho físico e esportivo, testes de esforço, capacidade de propulsão manual em cadeiras de rodas, biomecânica, cineantropometria, medidas e avaliação física
Tony Meireles dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco
Possui Graduação (1991), Mestrado (1995) e Doutorado (2007) em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Docente de graduação na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) , atua nas disciplinas de Metodológia da Pesquisa em Educação Física e Treinamento Físico e Esportivo(bacharelado), Treinamento Desportivo (licenciatura) e Metodologia Cientifica( pós-graduação). É membro do grupo de pesquisa Crossbridges e do American College of Sports Medicine, além de possuir a certificação HFS desta última instituição. Nos últimos anos, atuou como docente em diversas universidades e foi responsável pela idealização e implantação do curso de Educação Física da UNIPAC - Barbacena, tendo recebido conceito A em seu reconhecimento ocorrido em 2006. Como sócio-gerente da ProHealth, gerenciou até 02/2013 o setor de avaliação funcional em diversas academias além de atuar no desenvolvimento de novos produtos e realização de cursos de formação profissional em diferentes áreas. Tem experiência em educação física, com ênfase em fisiologia do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e qualidade de vida, aderência a atividade física, personal training, avaliação funcional, desempenho e formação profissional. Em agosto de 2008, iniciou sua atividade como docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho e em 2010 passou a Coordenador do curso. Em 2011 ingressou no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da mesma instituição como professor permanente. Em fevereiro de 2013 encerrou suas atividades funcionais na UGF ingressando no Depto. de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco.
Sebastião de Sousa Almeida, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Pós-doutorado pela Boston Medical School -USA (1993-1995) e Livre-Docente pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Editor Associado da Revista Nutritional Neuroscience (USA). Membro do corpo editorial das revistas Nutritional Neuroscience (USA), Psychology & Neuroscience, Estudos de Psicologia (Natal) e Paidéia (USP). Lider do Grupo de Pesquisa "Nutrição e Comportamento" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia do CNPq (2010-2013) e Coordenador deste Comitê (2012-2013). Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008-2012); Chefe do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP (2007-2009). Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2012-2014). Orientador Pleno nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia-FFCLRP-USP e Psicologia-FFCLRP-USP, onde já concluiu a orientação de 02 Pós-Doutorados, 18 Doutorados, 23 Mestrados e 23 Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia (Processos Psicológicos Básicos - Psicologia Experimental), com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição proteica precoce, ansiedade, aprendizagem e comportamento, comportamento alimentar e determinantes ambientais da obesidade em crianças e adolescentes
Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq
Published
2017-05-15
How to Cite
1.
Fortes L de S, Oliveira SFM, Santos TM dos, Almeida S de S, Ferreira MEC. O comportamento de risco para transtornos alimentares atenua o desempenho nas provas dos 100m e 200m livre em nadadoras?. JPhysEduc [Internet]. 2017May15 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2828. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26834
Section
Sport Training and Pedagogy