Insatisfação corporal associada a indicadores antropométricos autorreferidos e aferidos em adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fabiane Frota da Rocha Morgado Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jairo José Monteiro Morgado Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército
  • Juliana Fernandes Filgueiras Meireles Universidade Federal de Juiz de Fora

Abstract

Este estudo objetivou investigar a insatisfação corporal de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e verificar possíveis associações com indicadores antropométricos autorreferidos e aferidos (massa corporal, estatura e IMC). Participaram 204 adolescentes, 78 meninas, entre 10 a 14 anos de idade (11,9+1,55). Massa corporal e estatura foram aferidas e autorreferidas. A insatisfação corporal foi avaliada por meio da Escala de Silhuetas Brasileiras para Crianças. Foram encontrados níveis de insatisfação corporal (82,8%) em ambos os sexos, sendo que meninas e meninos não se diferenciaram quanto aos níveis de insatisfação (p=0,10). Massa corporal e estatura aferidas e autorreferidas foram significantemente diferentes (p<0,0001) em ambos os sexos. Insatisfação corporal relacionou-se positiva e significantemente ao IMC aferido (rs=0,55, p<0,0001), mas não ao autorreferido (rs=-0,0324, p=0,645). Concluiu-se que as medidas autorreferidas não representaram realisticamente os dados aferidos, devendo ser utilizadas com cautela em estudos futuros que abarquem insatisfação corporal de adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.
Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013) - Bolsista FAPESP. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Especialista em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Graduou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui experiência nas áreas de atividade física adaptada e de aspectos socioculturais do movimento humano, com atuação principal nos seguintes temas: imagem corporal, deficiência visual, metodologia da pesquisa científica, psicometria, atividades aquáticas, educação física escolar, bem como na área da imagem corporal de grupos específicos, tais como: militares, adolescentes e pessoas com deficiência.
Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutoranda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar.
Jairo José Monteiro Morgado, Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército
Mestre em Educação Física, na linha de pesquisa Aspectos socioculturais do movimento humano, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Especialista nas bases geo-históricas para formulação estratégica pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2010). Especialista em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO - (2005). Graduou-se em Licenciatura plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (2002). Graduou-se em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1997). Atualmente, é pesquisador do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx). Possui interesse de pesquisa na área da Psicofisiologia, Fisiologia Cardiovascular, Obesidade e Imagem Corporal.
Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, corporeidade, imagem corporal, insatisfação corporal e gestantes.
Published
2017-07-12
How to Cite
1.
Ferreira MEC, Morgado FF da R, Neves CM, Morgado JJM, Meireles JFF. Insatisfação corporal associada a indicadores antropométricos autorreferidos e aferidos em adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. JPhysEduc [Internet]. 2017Jul.12 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2848. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/26961
Section
Motor Behavior and Biomechanics