Brinquedos alternativos em escolas infantis de uma cidade do interior de São Paulo–SP

  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Maíra Fogolin Pereira Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Jéssica Eloá Poletto Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Palavras-chave: Brincar. Criança. Escola infantil.

Resumo

Brincar é uma ação criativa que pode contribuir para o desenvolvimento infantil. Porém, mudanças diminuíram as possibilidades de brincar. O objetivo deste estudo foi construir brinquedos alternativos com professoras da rede municipal de ensino infantil e verificar seu aceite junto às crianças. Etapa a) oficina com 26 professoras; etapa b) estação de brinquedos alternativos com participação das crianças. Na oficina, observou-se o diálogo entre as professoras e a confecção de 38 brinquedos. Na estação, a participação de bebês não foi efetiva e observou-se que diversas experiências vividas pelas crianças auxiliam no desenvolvimento infantil. Os brinquedos alternativos podem ser utilizados na pré-escola como uma opção que propicia diversão e favorece o desenvolvimento de habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rute Estanislava Tolocka, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Pesquisa na área de desenvolvimento humano e população de risco. Estudo em Educação Infantil no Centro Internacional de Treinamento, em Haifa, Israel. Graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo – USP/EEF. Especialização em Educação Física Adaptada, Mestrado e Doutorado em Educação Motora, todos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/FEF. Coordenação do de Pesquisa em Pedagogia do Movimento – NUPEM. Orientação e leciona aulas no Doutorado, Mestrado, Graduação e Iniciação Científica. Atuação em conselhos universitários e comitês científicos. Possui projetos conjuntos com as Prefeituras de Piracicaba/SP, Paulínia/SP, Juiz de Fora/MG, Palmas/TO e Miracema/TO, em educação infantil ou reabilitação de crianças e jovens, bem como idosos institucionalizados.
Maíra Fogolin Pereira, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Graduação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Tem experiência na área de Educação Física. Esteve envolvida de 2006 a 2012 no Projeto de Pesquisa “Dança e Desenvolvimento do Idoso”.
Jéssica Eloá Poletto, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Graduação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2009). Atualmente participa do NUPEM da UNIMEP como pesquisadora voluntária. Mestranda no curso de Ciências do Movimento Humano na área de Pedagogia do Movimento e Lazer do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde – FACIS da UNIMEP. Atua principalmente nos seguintes temas: criança, atividade física, ginástica artística, aprendizagem motora, desenvolvimento humano e câncer.

Publicado
2017-11-20
Como Citar
1.
Tolocka RE, Pereira MF, Poletto JE. Brinquedos alternativos em escolas infantis de uma cidade do interior de São Paulo–SP. JPhysEduc [Internet]. 20º de novembro de 2017 [citado 30º de novembro de 2025];29(1):e-2902. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28761
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais