A utilização das TICS como meio facilitador no processo de formação continuada em um programa social esportivo

  • Vânia de Fátima Matias Souza Departamento de Educação Física/ Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Luiza Barbosa Anversa Programa de Pós- Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
  • Camila Rinaldi Bisconsini Programa de Pós- Graduação Associado em Educação Física UEM/
  • Evando Carlos Moreira Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso
  • Amauri Aparecido Bássoli Oliveira Departamento de Educação Física/ Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O artigo apresenta os resultados de pesquisa documental de caráter descritivo, desenvolvida a partir do Relatório de Gestão 2013, de um programa social esportivo do governo federal, disponibilizado pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte – Brasil. Objetivou analisar como os professores e monitores de educação física, vinculados a este programa social esportivo avaliam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de formação continuada e os possíveis reflexos na práxis pedagógica. Constatou-se que as TICs têm se colocado como uma ferramenta adicional no processo de formação continuada e que pode contribuir nas ações interventivas, fomentando trocas de experiências, questionamentos e reflexões na e sobre a ação, sustentadas pelos princípios do esporte educacional, estabelecendo assim interlocução entre os saberes e ações cotidianas, além de integrar a política de formação continuada que busca qualificar a intervenção pedagógica dos seus profissionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Vânia de Fátima Matias Souza, Departamento de Educação Física/ Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo Corpo, Cultura e Ludicidade -GPCCL/DEF/UEM
Ana Luiza Barbosa Anversa, Programa de Pós- Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós- Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
Camila Rinaldi Bisconsini, Programa de Pós- Graduação Associado em Educação Física UEM/
Doutoranda em Educação Física pelo Programa de Pós- Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL
Evando Carlos Moreira, Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso
Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso
Amauri Aparecido Bássoli Oliveira, Departamento de Educação Física/ Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Educação Física/ Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL.
Published
2017-08-29
How to Cite
1.
Souza V de FM, Anversa ALB, Bisconsini CR, Moreira EC, Oliveira AAB. A utilização das TICS como meio facilitador no processo de formação continuada em um programa social esportivo. JPhysEduc [Internet]. 2017Aug.29 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2851. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30087
Section
Pedagogical and cultural aspects