Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora

  • Marciel Barcelos Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0003-1181-8724
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

Esse estudo objetiva compreender como as crianças com seis anos de idade e a professora de Educação Física avaliam o aprender na transição entre Educação Infantil para o Ensino Fundamental, sobretudo em relação as práticas e conteúdos trabalhados em cada etapa da escolarização. Acompanha, etnograficamente, nas aulas de Educação Física 25 crianças com seis anos de idade (8 meninas e 17 meninos) da turma do 1º ano de uma escola de Ensino Fundamental, de março a dezembro de 2014 contabilizando 36 observações in loco. Utilizando como instrumento metodológico diário de campo, brincadeiras populares e registros imagéticos (fotos e vídeos produzidos pelas crianças). A análise evidenciou que a diversidade de práticas corporais possibilitou as crianças compreenderem as especificidades do aprender na Educação Física, destacando quais conteúdos foram desenvolvidos em cada etapa de ensino e, também, os aprendizados que revelam não só a apropriação corporal do conteúdo, mas também sua compreensão cognitiva. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Espírito Santo
Prefeitura Municipal de Vila Velha-ES, Brasil.
Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, Brasil.
Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES, Brasil
Published
2016-12-20
How to Cite
1.
Barcelos M, Santos W dos, Ferreira Neto A. Aprender na Educação Física: Diálogos com as crianças e a professora. JPhysEduc [Internet]. 2016Dec.20 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2816. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30842
Section
Pedagogical and cultural aspects