Exercício resistido melhora a saúde mental de mulheres de meia-idade

  • Karlisson César de Melo Araujo Universidade Católica de Brasília
  • Lysleine Alves de Deus Universidade Católica de Brasília
  • Fábio Barreto Rodrigues Universidade Católica de Brasília
  • Daniel Paula Lima e Oliveira Lopes Universidade Católica de Brasília
  • Maria Edilma Bezerra Universidade Católica de Brasília
  • Marcelo Magalhães Sales Universidade Estadual do Goiás
  • Thiago Santos Rosa Universidade Católica de Brasília
  • Carmen Sílvia Grubert Campbell Universidade Católica de Brasília
  • Herbert Gustavo Simões Universidade Católica de Brasília

Abstract

O estudo comparou níveis de ansiedade e depressão de mulheres treinadas em exercício resistido e de sedentárias. Quarenta mulheres, 20 exercitadas (GE) e 20 controles não exercitadas (GC), (GE=56,9±6,6 anos; 27,3±4,8kg/m2), (GC=51,5±5,3 anos; 27,0±7,7 kg/m2). As participantes responderam a escala HAD com 14 questões relacionadas aos níveis de ansiedade e depressão. O GC apresentou escores mais elevados de depressão e ansiedade que o GE. Os resultados para ansiedade (GE=5,2±2,7; GC=9,5±4,0) e depressão (GE=4,1±2,6; GC=7,7±4,0) diferiram significativamente (p<0,05) entre os grupos. Pode-se concluir que mulheres de meia idade que participaram de programa de exercícios resistidos apresentaram melhor estado de saúde mental verificados por menores níveis de depressão e ansiedade do que mulheres sedentárias.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Lysleine Alves de Deus, Universidade Católica de Brasília

Licenciada em Educação Física (2010) e Bacharel em Educação Física (2011) pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é estudante de Pós-graduação Latu Sensu em Fisiologia do Exercício pela Universidade Católica de Brasília. Participa do grupo de estudos intitulado “Estudos do desempenho humano e das respostas fisiológicas ao exercício".

Fábio Barreto Rodrigues, Universidade Católica de Brasília

Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1995), licenciado em Educação Física pela Universidade de Marília (1998) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (com estágio na Universidade da Corunha- Espanha) e professor titular da Associação das Pioneiras Sociais. Tem experiência na área de fisiologia do exercício e reabilitação, com ênfase em fisiologia cardiovascular e neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: lesão medular e exercício, doença de parkinson e exercício, educação física, educação física hospitalar, stress, humor e fisiologia do exercício

Daniel Paula Lima e Oliveira Lopes, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar, com ênfase na pós-graduação ao estudo dos aspectos psicológicos envolvidos no câncer infantil. A partir de 2001 vem atuando na coordenação de equipe interdisciplinar na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação / Fortaleza, com enfoque à reabilitação de pessoas com lesão medular e cerebral. Membro desde 2004 do Comitê de Pesquisa da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação (Fortaleza), e desde 2009 da Society for Neuroscience (SFN), EUA.

Maria Edilma Bezerra, Universidade Católica de Brasília

Licenciatura Plena em Educação Física-Universidade do Estado do Pará (1998). Especialização em Saúde e Desporto-Universidade do Estado do Pará (1998) e em Educação Especial Inclusiva-Faculdade Evangélica do Meio Norte (2014). Tem experiência na área de Educação Física Adaptada. Atualmente cursando Mestrado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Marcelo Magalhães Sales, Universidade Estadual do Goiás

Graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília, mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (bolsista CNPq\bolsista CAPES-modalidade I) e atualmente é estudante de doutorado (bolsista CAPES-modalidade I) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Ademais, é integrante do grupo de estudos do desempenho humano e das respostas fisiológicas ao exercício. Tem como principal linha de atuação e pesquisa a avaliação do desempenho físico e saúde em populações especiais (diabetes, hipertensão e obesidade). Além disso, também desenvolve estudos em biologia molecular na população diabética (Telômeros). Atualmente é professor de avaliação funcional e bases gerais do treinamento e do condicionamento físico no UniCEUB, além de ministrar as disciplinas atividades física para população diabética e atividade física para hipertensos na pós-graduação Lato Sensu da Universidade Católica de Brasília. Adicionalmente, ministra as disciplinas de fisiologia e prescrição de exercício físico para grupos especiais e bioquímica, na pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM) em Sorriso-MT. Ministra também a disciplina de atividades física para população idosa no curso de especialização multiprofissional de Saúde do Idoso na Estácio de Sá/LABORO-DF.

Thiago Santos Rosa, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (Laboratório de Animais Transgênicos e Proteínas Recombinantes - Núcleo de Ciências Ambientais UMC / Laboratório de Biofísica UNIFESP -2009). Doutorado pelo departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Medicina Translacional - 2014). Área de interesse: Efeito do exercício físico na obesidade, síndrome metabólica, hipertensão arterial, envelhecimento e estresse oxidativo.

Carmen Sílvia Grubert Campbell, Universidade Católica de Brasília

Licenciada em Educação Física (1993) e Mestre em Ciências da Motricidade (1998) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Atualmente trabalha na Universidade Católica de Brasília (UCB) como Professora da Graduação em Educação Física ministrando a disciplina "Crescimento e Desenvolvimento Humano"; Professora, orientadora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física ministrando as disciplinas "Bioquimica do Exercício" e "Tópicos Relacionados à Atividade Física, Saúde, Obesidade e Nutrição"; Coordena o Curso de PG Lato Sensu em Educação Física Escolar; o Laboratório de Estudos em Educação Física e Saúde (LEEFS) e o Grupo de Estudos dos Benefícios do Exercício Físico para a Saúde Infantil (GEBEXFISI). Atua nas seguintes linhas de pesquisa com crianças: avaliação da saúde e da aptidão física; desenvolvimento de estratégias educativas para o controle e prevenção do sobrepeso, obesidade, hipertensão e diabetes; efeito de brincadeiras ativas sobre a saúde, as funções cerebrais e o desempenho escolar em crianças; e impacto do "brincando e aprendendo" sobre a saúde e o desempenho escolar de crianças. Suas principais pesquisas envolvem os temas: "Efeitos de um programa multidisciplinar de educação em saúde, realizado em acampamento de férias, e do uso de aplicativo para celular sobre a saúde e estilo de vida de crianças com sobrepeso" e "Influência das brincadeiras ativas sobre as funções cerebrais, desempenho escolar, composição corporal e pressão arterial em crianças". Atualmente (Ago-Set/14 a Ago/15) realiza Post doc na University of Miami Miller School of Medicine - Florida - EUA, sob supervisão do Prof. Dr. John E. Lewis pesquisando a contribuição do exercício físico e do uso de tecnologias de diagnóstico não invasivas para detecção precoce do pré diabetes e pré hipertensão.

Herbert Gustavo Simões, Universidade Católica de Brasília

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestre em Ciências Fisiológicas (1997) e Doutor em Ciências (2002) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), com Estágio Doutoral no Laboratory of Food, Nutrition and Exercise Sciences na Florida State University com apoio FAPESP. Realiza pós-doutorado na University of Miami, Miller School of Medicine, supervisionado por Dr John E Lewis, sobre tecnologias não invasivas para detecção precoce da pré-disposição ao diabates e hipertensão arterial, com bolsa CNPq. Diretor (afastado) do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília desde 2009, o qual evoluiu para Conceito 5 no último resultado da trienal/CAPES de 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1-B do CNPq e Membro do Conselho da FAP-DF. Tem experiência em Fisiologia Humana Geral e Fisiologia do Exercício, com ênfase em Avaliação Funcional e Respostas Glicêmicas e Hemodinâmicas ao Exercício. Atua principalmente nos seguintes temas: Efeitos hipotensores e hipoglicemiantes do exercício; Avaliação funcional a partir das respostas do lactato sanguíneo, glicemia e de variáveis ventilatórias em atletas e não-atletas, bem como em populações especiais (diabéticos, idosos, obesos e hipertensos). Atua como treinador de atletas na categoria Master, além de ser também atleta de atletismo desde os 14 anos de idade. Atualmente, como atleta Master, foi Campeão Mundial dos 400m com barreiras e Vice-Campeão Mundial dos 110m com barreiras categoria 40-44 anos, do 20th World Masters Athletics Championship, sendo recordista sul-americano em ambas as provas.

 

Published
2016-12-17
How to Cite
1.
Araujo KC de M, Deus LA de, Rodrigues FB, Lopes DPL e O, Bezerra ME, Sales MM, Rosa TS, Campbell CSG, Simões HG. Exercício resistido melhora a saúde mental de mulheres de meia-idade. JPhysEduc [Internet]. 2016Dec.17 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2820. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31435
Section
Physical activity and health