Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas

  • Alba Iara Cae Rodrigues Universidade Estadual de Campinas
  • Arlindo Antonio Baião Junior
  • Marcelo Moreira Antunes
  • José Julio Gavião de Almeida
Palavras-chave: Pedagogia das lutas, perfil do profissional de lutas, reflexões pedagógicas

Resumo

O objetivo desse estudo é conhecer a percepção dos dirigentes de escolas do ensino fundamental sobre os potenciais benefícios das Lutas e como viabilizar a inserção dessa prática na escola, nas aulas de Educação Física ou como atividade extracurricular. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino de Jaguariúna, interior de São Paulo, que somaram 15 escolas entre públicas e particulares, totalizando 30 entrevistas gravadas e transcritas, constituindo uma matriz para análise textual qualitativa. A maioria dos dirigentes teve pouco contato e apenas três escolas desenvolvem aulas de Lutas, entretanto, verificou-se como principal resultado que essa prática é considerada como possível e bem vista no ambiente escolar. Os dirigentes entendem, sobretudo, que os benefícios estão ligados à capacitação e inserção do profissional no contexto escolar e que devem ser desenvolvidas no contra turno, como complementares às atividades curriculares. Diversos foram os benefícios percebidos pelos dirigentes das escolas, ligados principalmente, aos aspectos de transmissão de condutas e valores, desenvolvimento emocional, relações sociais e benefícios relacionados à atividade física.

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Biografia do Autor

Alba Iara Cae Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2009), Bacharelado pela Faculdade de Jaguariúna (2012), especialização em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e Formação Completa em Pilates pela Tc Pilates (2015). Aluna de Mestrado na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Microempresária, sócia responsável técnica, professora de Pilates e de iniciação esportiva - Judô infantil no estúdio VidAtiva Movimento e Bem-estar (http://vidativajaguariuna.com.br/). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia das Lutas(GEPPL) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP. Tem experiência na área de pedagogia do esporte, com ênfase em vivências lúdicas, pedagogia dialógica e artes marciais, Pilates e Treinamento Esportivo. Domínio da língua inglesa com formação escolar no exterior
Publicado
2016-12-17
Como Citar
1.
Rodrigues AIC, Baião Junior AA, Antunes MM, Gavião de Almeida JJ. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. JPhysEduc [Internet]. 17º de dezembro de 2016 [citado 13º de setembro de 2025];28(1):e-2809. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31612
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais