Comparison of the motivation level of soccer players with high and low played time in matches Under-20

  • Maurício José Souza Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Universidade Federal de Minas Gerais
  • Israel Teoldo Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Leandro Fernandes Malloy-Diniz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Varley Teoldo Costa Universidade Federal de Minas Gerais
Keywords: Motivation. Football. Athletes.

Abstract

An athlete’s motivation is deemed one of the most important elements to achieve success in sports career. The aim of this study was to compare the motivation level of football athletes with long playtime (LPT) and short playtime (SPT) in a competition. The study assessed 112 federated athletes (18.58±1.06 years old) participating in Minas Gerais’s Under-20 Football Championship (2015), by means of the Sport Motivation Scale (SMS). The athletes’ playtime (PT) in the championship’s qualifying rounds was registered through the analysis of 48 official referee report forms. The athletes were grouped according to their PT – SPT ≤25% (≤184 minutes) and LPT ≥75% (≥513 minutes). Results showed that those with LPT presented higher levels of self-determination and higher scores of intrinsic motivation compared to SPT athletes (p<0.05), and SPT athletes seemed less motivated in said competition (p<0.05). In conclusion, LPT athletes in official matches scored higher in self-determination and intrinsic motivation levels. On the other hand, those with SPT in official games showed higher demotivation compared to the former.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maurício José Souza Filho, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016), Especialização em Treinamento Esportivo pela UFMG (2011), Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH (2009). Atualmente é professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública ? PMMG. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento Esportivo, Atividade Física e Saúde, Corrida de Rua, Estresse e Qualidade de Vida.
Maicon Rodrigues Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte - UFMG e Doutorado em Medicina Molecular - UFMG. Foi professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (2013 - 2016). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador de mestrado e doutorado dos programas de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (UFMG) e Educação Fisica (UFV / UFJF). Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES - UFMG) e do Laboratório de Medicina Molecular (Faculdade de Medicina - UFMG). Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esportes de Luta/Taekwondo, Aprendizagem Motora, Psicologia do Esporte e Neurociência.
Israel Teoldo Costa, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto na Universidade do Porto (2010) e pós-doutorado em Sports Science pela Brunel University London (2015). Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa em associação com a Universidade Federal de Juiz de Fora (http://www.ppgefi.ufv.br/). É responsável pelas seguintes disciplinas na graduação: Futebol I; Futebol II; Psicologia do Esporte I e Psicologia do Esporte II; e na pós-graduação stricto sensu: Avaliação Técnico-Tática em Esportes; Neurociência, Cognição e Esportes; Futebol: formação e excelência; e Tomada de decisão e performance. Ainda é coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Futebol (http://www.ufv.br/des/futebol/) desde 2011, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (http://www.nucleofutebol.ufv.br/) desde 2010 e Coordenador do Convênio de Mobilidade Acadêmica entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal de Viçosa desde 2011. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas da Tomada de Decisão, Tática, Cognição, Formação de Talentos, Análise de Jogo, Psicologia do Esporte e Treinamento Esportivo, sendo em sua maioria aplicadas ao contexto do Futebol.
Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais
Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Neurociências do ICB-UFMG e de Medicina Molecular na FM-UFMG. É líder do grupo de pesquisa Laboratórios Integrados de Neuropsicologia (UFMG-USP-UFRJ-UFRBA). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual diretor geral da Sociedade Interdisciplinar de Neurociências aplicada à Saúde e Educação (SINAPSE). Integra o corpo de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular da UFMG (INCT-MM-UFMG). É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. É Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. É Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry.
Varley Teoldo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte (2011). É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG (www.lapes.com.br). Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto.ufmg.br), onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte da UFMG. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Desenvolve trabalhos científicos nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol de Campo e Futsal.

Published
2017-11-20
How to Cite
1.
Souza Filho MJ, Albuquerque MR, Costa IT, Malloy-Diniz LF, Costa VT. Comparison of the motivation level of soccer players with high and low played time in matches Under-20. JPhysEduc [Internet]. 2017Nov.20 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2911. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/32818
Section
Motor Behavior and Biomechanics