FREQÜÊNCIA CARDÍACA E A IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE TRANSIÇÃO METABÓLICA EM ESTEIRA ROLANTE

  • Lucieli Teresa Cambri UDESC
  • Valdeci Foza FSG
  • Fabio Yuzo Nakamura UEL
  • Fernando Roberto de Oliveira UDESC
Palavras-chave: Freqüência Cardíaca, Pontos de Transição

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar o comportamento da freqüência cardíaca (FC) em teste progressivo máximo em esteira rolante. Vinte universitários foram submetidos a um teste progressivo máximo, à velocidade inicial de 5km.h-1 e incrementos de 0,3 km.h-1 a cada minuto. A identificação dos pontos de transição da FC (PTFC) foi realizada através de modelos matemáticos. Os PTFCs foram observados em todos os sujeitos, com identificação de ponto de inflexão da FC nas fases iniciais (n=3) e finais (n=6) da curva, enquanto o ponto de deflexão da FC foi encontrado em todos os indivíduos, com identificações no início (n=6), final (n=3) e isolado (n=11) na curva. Em concordância com a literatura recente, a partir dos resultados obtidos, verificou-se um comportamento curvilinear da FC em relação à intensidade de trabalho, sendo possível observar a existência de PTFCs em fases iniciais e finais da curva, restando a necessidade da verificação do significado fisiológico destes pontos.

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Biografia do Autor

Lucieli Teresa Cambri, UDESC
ossui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) , especialização em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano/Fisiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e mestrado em Ciências do Movimento Humano - Fisiologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) . Tem experiência na área de Educação Física , com ênfase em Fisiologia do Exercício Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Cambri LT, Foza V, Nakamura FY, Oliveira FR de. FREQÜÊNCIA CARDÍACA E A IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS DE TRANSIÇÃO METABÓLICA EM ESTEIRA ROLANTE. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 10º de setembro de 2025];17(2):131-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3325
Seção
Artigos Originais