COMPETÊNCIA PROFISSIONAL PERCEBIDA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL

  • Lenamar Fiorese Vieira UEM
  • José Luiz Lopes Vieira UEM
  • Renata Fernandes PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave: Formação inicial, Competência profissional, Educação Física

Resumo

O presente estudo, de cunho descritivo, teve como objetivo investigar a competência profissional percebida dos acadêmicos que atuam no estágio curricular supervisionado da disciplina Prática de Ensino em Educação Física da 4ª série do período integral e da 5ª série do período noturno do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - PR. Fizeram parte do estudo 91 acadêmicos, sendo 47 do gênero feminino e 44 do gênero masculino. Como instrumento de medida utilizou-se um questionário estruturado e a Escala de Competência Profissional Percebida em Educação Física (Nascimento, 1999). Os dados foram coletados do segundo semestre de 2005. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, e para a comparação das médias foi utilizado o teste Mann-Whitney. Conforme evidenciaram os resultados, a média de idade dos investigados foi de 23,7 anos; os acadêmicos apresentaram um nível de domínio suficiente nas competências avaliadas (conhecimentos e habilidades profissionais), percebendo-se mais competentes nas habilidades profissionais (planejamento, comunicação, avaliação, organização e gestão, incentivação e auto-reflexão) para um p < 0,05; o gênero masculino de forma geral percebeu-se mais competente que o gênero feminino (p < 0,05); os acadêmicos que se envolveram com atividades de monitoria foram os que evidenciaram melhor conhecimento e habilidade profissional, se comparados com os que não se envolveram em nenhuma atividade. Assim conclui-se que os acadêmicos em formação inicial mostraram ter um nível de competência profissional percebida suficiente para atuar no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Lenamar Fiorese Vieira, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá no programa de Pós graduação a nivel de mestrado em Educação Física UEM/UEL. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: desenvolvimento motor, psicologia do esporte e educação física infantil Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Vieira LF, Vieira JLL, Fernandes R. COMPETÊNCIA PROFISSIONAL PERCEBIDA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];17(1):95-105. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3375
Seção
Artigos Originais