COMPETÊNCIA PROFISSIONAL PERCEBIDA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL
Palavras-chave:
Formação inicial, Competência profissional, Educação Física
Resumo
O presente estudo, de cunho descritivo, teve como objetivo investigar a competência profissional percebida dos acadêmicos que atuam no estágio curricular supervisionado da disciplina Prática de Ensino em Educação Física da 4ª série do período integral e da 5ª série do período noturno do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - PR. Fizeram parte do estudo 91 acadêmicos, sendo 47 do gênero feminino e 44 do gênero masculino. Como instrumento de medida utilizou-se um questionário estruturado e a Escala de Competência Profissional Percebida em Educação Física (Nascimento, 1999). Os dados foram coletados do segundo semestre de 2005. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, e para a comparação das médias foi utilizado o teste Mann-Whitney. Conforme evidenciaram os resultados, a média de idade dos investigados foi de 23,7 anos; os acadêmicos apresentaram um nível de domínio suficiente nas competências avaliadas (conhecimentos e habilidades profissionais), percebendo-se mais competentes nas habilidades profissionais (planejamento, comunicação, avaliação, organização e gestão, incentivação e auto-reflexão) para um p < 0,05; o gênero masculino de forma geral percebeu-se mais competente que o gênero feminino (p < 0,05); os acadêmicos que se envolveram com atividades de monitoria foram os que evidenciaram melhor conhecimento e habilidade profissional, se comparados com os que não se envolveram em nenhuma atividade. Assim conclui-se que os acadêmicos em formação inicial mostraram ter um nível de competência profissional percebida suficiente para atuar no mercado de trabalho.Downloads
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Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Vieira LF, Vieira JLL, Fernandes R. COMPETÊNCIA PROFISSIONAL PERCEBIDA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];17(1):95-105. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3375
Edição
Seção
Artigos Originais
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