O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais

  • Bruno Medeiros Roldão de Araújo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG http://orcid.org/0000-0002-9657-7693
  • Patrícia de Jesus Costa dos Santos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Priscilla Pinto Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ana Raquel Mendes dos Santos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco - UPE http://orcid.org/0000-0002-4066-7702

Abstract

A representação esportiva e corporal nos jogos de vídeo e telespetáculo esportivo promovem ressignificações da cultura corporal de movimento. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa foi identificar e analisar o consumo midiático relacionado à virtualização esportiva e sua influência subjetiva na conformação dos corpos. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem qualitativa, realizada com 50 estudantes, na faixa etária da juventude, de 15 a 24 anos de idade, da rede pública de Ensino Médio e do Ensino Superior da Universidade de Pernambuco - UPE na cidade de Recife - PE, Brasil. Os dados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram que a virtualização esportiva midiática é marcada pela reprodução espetacularizada, conduzindo ao entendimento de uma constituição corporal multifacetada tanto no esporte telespetáculo, como na prática corporal e/ou virtual.

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Author Biographies

Bruno Medeiros Roldão de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Docente da Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Graduado, Mestre e Doutor em Educação Física.

Patrícia de Jesus Costa dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Docente substituta da Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Graduada e Mestre em Educação Física.

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Graduada, Mestre e Doutora em Educação Física.

Ana Raquel Mendes dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada, Mestre e aluna de Doutorado em Educação Física na Universidade de Pernambuco - UPE.

 

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco - UPE

Docente emérita da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - UPE.

Orientadora do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB.

Doutora em Ciências do Desporto.

Published
2018-02-23
How to Cite
1.
Araújo BMR de, Santos P de JC dos, Silva PPC da, Santos ARM dos, Freitas CMSM de. O corpo virtualizado nas relações tecnológicas com o esporte nos jogos de vídeo e mídias informacionais. JPhysEduc [Internet]. 2018Feb.23 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2923. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33831
Section
Pedagogical and cultural aspects