<b>REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NA REVISTA CLAUDIA NO ANO DE 2006: RETRATO DE UMA PRODUÇÃO RESTRITA</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.3432
Palavras-chave:
representação, corpo feminino, mídia
Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender como a Revista Claudia produz a representação da imagem corporal feminina em suas capas, mediante a análise do conteúdo das manchetes. Tratou-se de uma abordagem qualitativa sobre a produção da Revista, que ostenta o segundo lugar em vendas e tem direcionamento para o público feminino. Os dados foram coletados e analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Foram verificadas um total de 81 (oitenta e uma) unidades de registros, sendo estas agrupadas em categorias e sub-categorias, apresentadas na forma de quadros sinópticos. Os resultados encontrados permitiram concluir que a Revista Claudia somente operacionaliza a legitimação da representação corporal dominante, o corpo feminino legítimo no espaço social e as técnicas necessárias à conquista desta legitimidade. Portanto, trata-se de uma produção restringida, de maneira que os produtores são levados a fazer sempre a mesma coisa, como resultado de um efeito de delimitação, altamente naturalizado.Downloads
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Publicado
2008-12-30
Como Citar
1.
Salvini L, Myskiw M. <b>REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NA REVISTA CLAUDIA NO ANO DE 2006: RETRATO DE UMA PRODUÇÃO RESTRITA</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.3432. JPhysEduc [Internet]. 30º de dezembro de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];19(4):521-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3432
Edição
Seção
Artigos Originais
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