<b>REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NA REVISTA CLAUDIA NO ANO DE 2006: RETRATO DE UMA PRODUÇÃO RESTRITA</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.3432

  • Leila Salvini UNIOESTE
  • Mauro Myskiw UNIOESTE
Palavras-chave: representação, corpo feminino, mídia

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como a Revista Claudia produz a representação da imagem corporal feminina em suas capas, mediante a análise do conteúdo das manchetes. Tratou-se de uma abordagem qualitativa sobre a produção da Revista, que ostenta o segundo lugar em vendas e tem direcionamento para o público feminino. Os dados foram coletados e analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Foram verificadas um total de 81 (oitenta e uma) unidades de registros, sendo estas agrupadas em categorias e sub-categorias, apresentadas na forma de quadros sinópticos. Os resultados encontrados permitiram concluir que a Revista Claudia somente operacionaliza a legitimação da representação corporal dominante, o corpo feminino legítimo no espaço social e as técnicas necessárias à conquista desta legitimidade. Portanto, trata-se de uma produção restringida, de maneira que os produtores são levados a fazer sempre a mesma coisa, como resultado de um efeito de delimitação, altamente naturalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leila Salvini, UNIOESTE
Bacharel em Educação Física pela UNIOESTE.
Mauro Myskiw, UNIOESTE
Licenciado em Educação Física (UNIOESTE), Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Mestre em Administração (UFSM), professor do Curso de Educação Física da UNIOESTE.
Publicado
2008-12-30
Como Citar
1.
Salvini L, Myskiw M. <b>REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NA REVISTA CLAUDIA NO ANO DE 2006: RETRATO DE UMA PRODUÇÃO RESTRITA</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.3432. JPhysEduc [Internet]. 30º de dezembro de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];19(4):521-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3432
Seção
Artigos Originais