Systematic review of means and methods of practical influence on Taekwon-do training

  • Helton Magalhães Dias Universidade São judas Tadeu Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Bianca Trovello Ramallo Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
  • Marcelo Callegari Zanetti Universidade São Judas Tadeu
  • Aylton José Figueira Junior Universidade São Judas Tadeu
  • Maria Regina Ferreira Brandão Universidade São Judas Tadeu
  • Douglas Popp Marin Universidade Cruzeiro do Sul Universidade Metodista de São Paulo
  • Luis Felipe Tubagi Polito Universidade São Judas Tadeu Universidade Metodista de São Paulo Faculdades Metropolitanas Unidas
Keywords: Martial arts. Exercise. Sport performance. Review. Sports.

Abstract

The investigation of means and methods of practical influence can assist in training and allow for improved sport performance. Therefore, the objective of this study was to review in the literature methods and means with practical influence on Taekwon-Do specifically. A systematic review was conducted with English/Portuguese descriptors, namely martial arts/artes marciais, exercise/exercícios, physical fitness/aptidão física and athletic performance/desempenho esportivo, on Portal Capes, Sport Discus, Lilacs, Medline and PubMed databases. After application of inclusion and exclusion criteria, 12 studies were selected. In the studies analyzed, 21 types of training means and 19 types of training methodologies were identified. Among the results, there is an evident use of special means, mainly exercises with kicks and the interval method, with high intensity, to prepare athletes to the physiological demands of combat and to develop their aerobic and anaerobic systems.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Helton Magalhães Dias, Universidade São judas Tadeu Faculdades Metropolitanas Unidas
Pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Graduado em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Atualmente é membro da diretoria do Grupo de Estudos em Psicofisiologia e Treinamento Aplicado ao Exercício e ao Esporte (GEPTAEE) e membro da diretoria da Federação Brasileira de Taekwondo ITF (FBT). Possui ênfase nas áreas do Esporte, com ênfase em Fisiologia do Exercício/Esporte, Treinamento Esportivo, Psicofisiologia do Esporte, Lutas e Artes marciais.
Bianca Trovello Ramallo, Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
Possui graduação, Licenciatura e Bacharelado, em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Nutrição pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina (2008). Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela UNICSUL (2009). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina, (Cirurgia Cardiovascular), Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (2012). Pós-Doutorado na Universidade São Judas Tadeu (2015). Professora da Universidade Federal do Maranhão (2013 e 2014). Professora da graduação em Nutrição e Enfermagem da FMU. Professora dos cursos de pós-graduação da Universidade Estácio e FMU. Linha de pesquisa: Câncer, Exercício e Mulher.
Marcelo Callegari Zanetti, Universidade São Judas Tadeu
possui Licenciatura Plena em Educação Física pela FFCL de São José do Rio Pardo (2002), mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP, Campus de Rio Claro (2007), doutorado (2013) e pós-doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2015) pela mesma universidade, onde é membro do LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Realizou estágio doutoral com bolsa PDSE/CAPES no Département de Psychologie (Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales / Groupe d études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport) da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá). Pós-graduado em Tecnologias e Educação a Distância (UNICID-SP). Atualmente é Professor Titular dos cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia da UNIP de São José do Rio Pardo, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (Mestrado e Doutorado) da Universidade São Judas Tadeu (SP) e Professor convidado no curso de Especialização em Psicologia do Esporte da Estácio. 1º Secretário da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx). Associado à Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (ISSP) e à Sociedade Iberoamericana de Psicologia do Esporte (SIPD). Certificado no Programa de Educação Continuada pela Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (ISSP). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: estados emocionais, psicologia do esporte, interferências externas no esporte, equilíbrio emocional no esporte e atividade física.
Aylton José Figueira Junior, Universidade São Judas Tadeu
Possui graduação em Educação Física. É Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutor pela mesma Universidade (2009) na área de Atividade Física e Adaptação. Atualmente é professor de curso da graduação em Educação Física e do Programa de Mestrado/Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Docente de curso de graduação em Educação Física da FMU. Membro do American College of Sports Medicine e do International Physical Activity and Environmental Network. O enfoque das pesquisa é a adaptação metabólica, cardiovascular, endócrina e neuromuscular em pessoas com doenças metabólicas-cardiovasculares, saudáveis e atletas submetidas ao treinamento de força. Tem implementado a discussão sobre práticas de atividade física, aptidão física e adaptação humana, em adolescentes e adultos e a relação com o desenvolvimento de doenças crônicas não comunicáveis. Membro da Comissão de Especialistas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e Consultor Ad-hoc da FAPESP.
Maria Regina Ferreira Brandão, Universidade São Judas Tadeu
Possui graduação em Psicologia, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, Portugal (Bolsista do CNPq, modalidade PDE). É professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física e do curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu, SP. Psicóloga esportiva, trabalha na preparação psicológica de atletas Olímpicos de diferentes modalidades esportivas. Assessorou diversas equipes de futebol ao longo dos ultimos 20 anos, em especial a sekleção Brasileira de 2002 e 2014. Desde 2010 atua como psicológa da Seleção Brasileira de Atletismo e Judô Paralímpicos. É parecerista ad hoc de diversas revistas nacionais e internacionais. Investiga principalmente os seguintes temas: aspectos psicológicos do desempenho esportivo, burnout em atletas e árbitros, Processo de expatriação no esporte, avaliação psicológica e religiosidade e espiritualidade no esporte. É a atual presidente da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício - ABEPEEx mrfbrandao@gmail.com
Douglas Popp Marin, Universidade Cruzeiro do Sul Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2004), especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (2006) mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009) e doutorando em Ciências da Saúde. Preparador físico da equipe adulta masculina ADC/Metodista - São Bernardo (2009-2015). Atualmente é professor da Universidade Metodista de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá, USCS, FMU. Certificado como Wellness Coaching. Tem experiência na área de Educação física, com foco de pesquisa em fisiologia do exercício, estresse oxidativo, preparação física e treinamento de força.

Luis Felipe Tubagi Polito, Universidade São Judas Tadeu Universidade Metodista de São Paulo Faculdades Metropolitanas Unidas
Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Cidade de São Paulo, pós graduação em Fisiologia do Exercício pela mesma Universidade, especialização em Ciências do Esporte Aplicadas ao Treinamento do Futsal e do Futebol pela Universidade Castelo Branco, sendo também capacitado em Treinamento Personalizado pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo) e mestre em Educação Física na área de Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade São Judas Tadeu. É membro efetivo do American College of Sports Medicine e do European College of Sports Science, escritor titular da Universidade do Futebol. Atualmente cursa Doutorado na Universidade São Judas Tadeu na linha de Fenômeno Esportivo e atua como professor do curso de graduação em Ed. Física da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, professor da Pós Graduação da FMU e da Universidade Estácio de Sá, sendo também docente do curso de pós em Atividades e Exercícios Físicos para a Prevenção de Doenças e Promoção de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, docente do módulo de Medicina Esportiva e Ciências do Esporte no curso de MBA em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios e do curso de Pós Graduação em Jornalismo Esportivo da Universidade Anhembi Morumbi. É atualmente membro pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor científico do Grupo de Estudos em Psicofisiologia e Treinamento Aplicados ao Exercício e ao Esporte. Possui ênfase nas áreas do Esporte, com ênfase em Fisiologia do Exercício/Esporte, Treinamento Esportivo, Psicofisiologia do Esporte, Futebol/Futsal e Prescrição de Exercício para Grupos Especiais.
Published
2017-11-20
How to Cite
1.
Dias HM, Ramallo BT, Zanetti MC, Figueira Junior AJ, Brandão MRF, Marin DP, Polito LFT. Systematic review of means and methods of practical influence on Taekwon-do training. JPhysEduc [Internet]. 2017Nov.20 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2916. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/34337
Section
Review Articles