<b>Protocolos de treinamento resistido de alta velocidade de contração muscular em idosas: efeitos na percepção de esforço</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.3506

  • Rodrigo Pereira Silva Laboratório de Cineantropometria da Funorte, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE/MG
  • Jefferson da Silva Novaes Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Mabel de Sena e Aquino Faculdades Unidas do Norte de Minas- Funorte
  • Martim Bottaro Universidade de Brasília - UNB
Palavras-chave: Idosos, Exercício Resistido, Percepção subjetiva de esforço

Resumo

O presente estudo comparou a percepção subjetiva de esforço (PSE), através da escala de PSE OMNI-RES, em diferentes protocolos de exercício resistido de alta velocidade de contração muscular. Doze mulheres idosas (63 ± 3,0 anos) realizaram três protocolos de exercício resistido, para membros superior e inferior. Cada protocolo foi feito com 3x10 repetições, com a carga de 10 repetições máximas (3 séries de 10 repetições contínuas; 3 séries de 10 repetições descontínuas (5 segundos de pausa); 3 séries de 10 repetições descontínuas (15 segundos de pausa). Não foi observada diferença significativa (p > 0,05) entre os três protocolos. A reprodutibilidade da OMNI-RES entre os testes foi forte e positiva em ambos os exercícios. Comparado a 1ª série a PSE aumentou continuamente (p < 0,05), após a 2ª e 3ª séries, em todos os protocolos. Conclui-se que: 1) A PSE foi a mesma independente do protocolo; 2) A escala OMNI-RES de PSE é reprodutível; e 3) A PSE foi maior com o aumento do número de séries. Palavras-chave: Idosos. Exercício Resistido. Percepção subjetiva de esforço.

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Publicado
2009-04-29
Como Citar
1.
Silva RP, Novaes J da S, Aquino M de S e, Bottaro M. <b>Protocolos de treinamento resistido de alta velocidade de contração muscular em idosas: efeitos na percepção de esforço</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.3506. JPhysEduc [Internet]. 29º de abril de 2009 [citado 11º de outubro de 2025];20(1):77-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3506
Seção
Artigos Originais