Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde

Abstract

Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012).  O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados.

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Author Biographies

Mario Renato Azevedo, Universidade Federal de Pelotas
Escola Superior de Educação Física, departamento de Ginástica e Saúde
Airton José Rombaldi, Universidade Federal de Pelotas
Escola Superior de Educação Física, departamento de Desportos
Published
2018-06-05
How to Cite
1.
Gonzales NG, Azevedo MR, Böhlke CF, Freitas MP, Rombaldi AJ. Projeto de intervenção EF+: Implicações pedagógicas e nível de conhecimento sobre saúde. JPhysEduc [Internet]. 2018Jun.5 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2949. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35722
Section
Pedagogical and cultural aspects