Estado nutricional e risco cardiometabólico em mulheres: relação com componentes usuais e não usuais da composição corporal

  • Rafaela Pilegi Dada
  • Braulio Henrique Magnani Branco
  • Caio Machado de Oliveira Terra Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde Universidade Federal de São Paulo-BS, Santos, Brasil.
  • Samara Pereira Brito Lazarin Hospital Universitário de Maringá; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
  • Luzia Jeager Hintze Hospital Universitário de Maringá;
  • Nelson Nardo Júnior Hospital Universitário de Maringá; Programa de Pós-graduação Associado Universidade Estadual de Maringá/Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Abstract

Parâmetros de composição usual massa magra (MM) e massa gorda (MG) e não-usuais: relação gordura-massa magra (RGM), índice de massa magra (IMM), índice de massa gorda (IMG) identificam alterações das variáveis da síndrome metabólica (SM) de acordo com o estado nutricional. O objetivo deste estudo foi avaliar MM, MG, RGM, IMM, IMG e as variáveis da SM em mulheres em conformidade com o estado nutricional. A amostra foi composta por 338 mulheres de 25 a 74 anos de idade. Coletou-se dados antropométricos, composição corporal e variáveis bioquímicas da SM. Avaliou-se a MM, a MG relativa e absoluta, IMM, o IMG e a RGM, circunferência de cintura (CC), pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD). Para as análises estatísticas, utilizou-se ANCOVA – idade como co-variável, de um caminho (one-way) para comparação entre os grupos, utilizando o post-hoc de Bonferroni. Além disso, foi aplicada correlação de Pearson objetivando identificar possíveis associações entre os parâmetros usuais e não usuais da composição corporal e variáveis da SM. . Neste trabalho houve diferenças estatísticas (P<0,05) nas variáveis usuais e não usuais de na composição corporal; na CC, PAD e GLI. Conforme há alteração no estado nutricional, existe diferença estatística com o TG e HDL-c. Observaram-se correlações entre IMC x parâmetros de composição corporal não-usuais e parâmetros da SM, porém somente a CC indicou uma correlação elevada, enquanto a GLI apresentou valores considerados moderados. Conclui-se que ambos parâmetros detectaram riscos associados ao sobrepeso e obesidade entre as mulheres analisadas no presente estudo. Com base nesses aspectos, torna-se relevante a elaboração de programas de educação primária em saúde para combater a obesidade e SM em mulheres de diferentes faixas etárias.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Braulio Henrique Magnani Branco
Departamento de Educação Física do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
Published
2018-04-21
How to Cite
1.
Dada RP, Branco BHM, Terra CM de O, Lazarin SPB, Hintze LJ, Júnior NN. Estado nutricional e risco cardiometabólico em mulheres: relação com componentes usuais e não usuais da composição corporal. JPhysEduc [Internet]. 2018Apr.21 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2935. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35743
Section
Physical activity and health