Avaliação da amplitude de movimento da coluna torácica e lombar: revisão sistemática com metanálise

  • Marja Bochechin do Valle
  • Emanuelle Francine Detogni Schmit
  • Juliana Adami Sedrez
  • Cláudia Tarragô Candotti

Abstract

A coluna vertebral apresenta mobilidade e características distintas conforme a região anatômica, e, há diversos instrumentos que propiciam sua avaliação. Esta revisão sistemática objetivou identificar os métodos e instrumentos utilizados para avaliar a amplitude de movimento da coluna vetebral torácica e lombar no plano sagital que apresentam validade e/ou repetibilidade e/ou reprodutibilidade confirmados, evidenciando seus respectivos índices psicométricos. Foram realizadas buscas nas bases de dados BIREME, EMBASE, PEDro, PubMed, Science Direct, SCOPUS e Web of Science, além de buscas manuais. Dois revisores independentes realizaram a seleção dos estudos, extraíram os dados, avaliaram a qualidade metodológica, o risco de viés e a evidência (GRADE). Foram incluídos 46 estudos na análise qualitativa, e destes, apenas sete foram incluídos na análise quantitativa. Há evidência científica, confirmada por metanálise, acerca da reprodutibilidade interavaliador do instrumento fita métrica no teste de Schöber modificado para flexão lombar e da reprodutibilidade intra-avaliador dos instrumentos flexicurva e sistema de análise de vídeo para a extensão e flexão lombar. E, com base nos critérios do GRADE, ainda há baixa evidência científica sobre a validade, repetibilidade e reprodutibilidade dos instrumentos e métodos indicados para a avaliação da amplitude de movimento articular da coluna vertebral torácica e lombar no plano sagital. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...
Published
2018-05-09
How to Cite
1.
do Valle MB, Schmit EFD, Sedrez JA, Candotti CT. Avaliação da amplitude de movimento da coluna torácica e lombar: revisão sistemática com metanálise. JPhysEduc [Internet]. 2018May9 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2946. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36219
Section
Review Articles