FICO OU VOU EMBORA? - OS SENTIMENTOS EXPRESSOS POR PROFESSORES DIANTE DA APOSENTADORIA

  • Ana Claudia Oliveira Hopf FURB
Palavras-chave: Profissão docente, Ensino superior, Aposentadoria

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os sentimentos expressos por professores universitários nos últimos anos da profissão, as atitudes em face idéia da aposentadoria e a desvinculação das responsabilidades assumidas. A amostra foi constituída de 8 professores de Educação Física do sexo masculino. Quanto ao processo de coleta de informações foi realizada a entrevista semi-estruturada. Nos depoimentos foi identificado nos professores um sentimento de satisfação em relação à sua carreira. Nos últimos anos que antecederam a aposentadoria, a postura inicial dos professores ficou voltada à continuidade da profissão; este aspecto, porém, não foi assumido por todos professores, dessa forma alguns se depararam com a aposentadoria sem ter pensado no que fazer após o afastamento legal da função universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Oliveira Hopf, FURB
Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é sócia/proprietária e personal trainer da Clínica de Personal Training Health Corporation e professora titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Prescrição de Exercícios Físicos, atuando principalmente nos seguintes temas: exercícios resistidos com pesos e atividades aquáticas (natação e hidroginástica) na promoção da saúde e aptidão física Currículo Lattes
Publicado
2008-05-28
Como Citar
1.
Hopf ACO. FICO OU VOU EMBORA? - OS SENTIMENTOS EXPRESSOS POR PROFESSORES DIANTE DA APOSENTADORIA. JPhysEduc [Internet]. 28º de maio de 2008 [citado 5º de novembro de 2025];13(2):89-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3661
Seção
Artigos Originais