O efeito da idade relativa no voleibol brasileiro de elite

  • Juliana Otoni Parma Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Macedo Penna Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal

Abstract

O efeito da idade relativa (EIR) refere-se à vantagem de atletas nascidos nos primeiros meses do período de seleção em relação a seus pares nascidos em meses posteriores no processo de seleção esportivo, que tende a favorecer atletas que encontram-se em estágio maturacional ou de desenvolvimento físico mais avançados que o de seus colegas mais jovens nascidos no mesmo ano. Esse favorecimento ocorre principalmente em esportes cuja característica física é determinante para se obter sucesso, como o voleibol, acarretando na exclusão ou abandono prematuro da modalidade por parte de talentos em potencial. O objetivo do estudo foi avaliar a presença do EIR no voleibol brasileiro de elite feminino e masculino, pela análise da distribuição do número de atletas rankeados para as Superligas masculina e feminina nascidos em cada trimestres do ano. Os resultados indicaram não haver EIR no voleibol feminino brasileiro de elite, enquanto no masculino há uma maior representação de atletas nascidos no primeiro trimestre em comparação àqueles nascidos nos 3º e 4º trimestres. Esses resultados apontam para a necessidade de modificar o sistema de seleção do voleibol masculino brasileiro, evitando a exclusão ou abandono precoce do esporte de possíveis talentos, permitindo um maior desenvolvimento da modalidade no país.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Juliana Otoni Parma, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestranda em Ciências do Esporte (Área de concentração: Aquisição, controle e adaptação de habilidades motoras ao longo da vida) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em Educação Física pela UFMG desde 2016/1. Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES 2012/2 - 2014/1) atuando na linha de pesquisa de tomada de decisão no esporte e personalidade. Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM - UFMG) e do Núcleo de Neurociências do Movimento (NNeuroM - UFMG), atuando na linha de pesquisa: Análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem e controle Motor.
Eduardo Macedo Penna, Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Castanhal
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do Pará atuando na área de Treinamento Esportivo. Participa de projetos envolvendo as temáticas: Influência do Efeito da Idade Relativa no contexto esportivo, Capacidades Cognitivas de esportistas e Treinamento das diferentes capacidades motoras.
Published
2018-05-11
How to Cite
1.
Parma JO, Penna EM. O efeito da idade relativa no voleibol brasileiro de elite. JPhysEduc [Internet]. 2018May11 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2942. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36765
Section
Sport Training and Pedagogy