Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários

  • Francis Natally de Almeida Anacleto Universidade Federal do Vale do São Francisco. Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas, Petrolina, PE
  • Carlos Alberto Serrão dos Santos Januário Faculdade de Motricidade Humana/UIDEF - Universidade de Lisboa
  • Gustavo da Motta Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/UFRJ); Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/UFRJ); grupo de pesquisa História da Profissão Docente (PRODOC/PUC-Rio)
  • Janaína da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro -Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - Cap/UERJ
  • José Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Instituto de Educação; Departamento de Educação Física e Desportos

Abstract

Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Francis Natally de Almeida Anacleto, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas, Petrolina, PE
Doutor (Ph. D.) Francis Anacleto é especialista em Ciências da Educação, na área de Teoria Curricular e Avaliação pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-ULisboa). Pós-doutor pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Pós-doutorando na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Professor no Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PGCSB-UNIVASF). Também atual como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Pedagogia da Educação Física e Esporte (GPPEFE-UFRRJ) e do no Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF-UNIVASF), atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Currículo e da Avaliação, Pedagogia da Educação Física e Esporte, Formação Profissional, Planejamento e Gestão de Situações de Educação e Avaliação Institucional. Experiência nas áreas de Administração de empresas, Análise do processo ensino-aprendizagem no âmbito do currículo da Educação Básica e Superior.
Carlos Alberto Serrão dos Santos Januário, Faculdade de Motricidade Humana/UIDEF - Universidade de Lisboa
Doutor Carlos Januário é Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana e docente na área de Desenvolvimento Curricular. É doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação. Os seus interesses investigativos centram-se no pensamento do professor, decisões de planejamento e o estudo do currículo.
Gustavo da Motta Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/UFRJ); Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/UFRJ); grupo de pesquisa História da Profissão Docente (PRODOC/PUC-Rio)

Mestre em Educação (FE/UFRJ). Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Janaína da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro -Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - Cap/UERJ
Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisa na área de formação e desenvolvimento profissional de professores e integra o Grupo de Pesquisa em Pedagogia da Educação Física e Esporte - GPPEFE / UFRRJ. Possui experiência profissional nas áreas de Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo. Atuou como professora da Secretaria Municipal (SME) e Estadual (SEEDUC) de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente é professora assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - (Cap.) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
José Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Instituto de Educação; Departamento de Educação Física e Desportos
Doutor José Henrique é atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte e docente do Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ. É doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Tem experiência nas áreas de Educação Física Escolar e Educação, com ênfase na análise do processo ensino-aprendizagem, no currículo e ensino de atividades físicas e esportivas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, pedagogia da Educação Física e Esporte, análise de ensino e formação profissional e contínua em Educação Física
Published
2018-05-18
How to Cite
1.
Anacleto FN de A, Januário CAS dos S, Silva G da M, Ferreira J da S, Henrique J. Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários. JPhysEduc [Internet]. 2018May18 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2947. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813
Section
Pedagogical and cultural aspects