Avaliação da educação física na educação básica: diálogos com alunos de sete universidades federais

  • Sayonara Cunha de Paula Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Amarílio Ferreira Neto Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Juliana Martins Cassani Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Aline de Oliveira Vieira Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Wagner dos Santos Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Abstract

Analisa as práticas avaliativas vivenciadas por 45 alunos de sete universidades federais brasileiras, nas aulas de Educação Física da educação básica. Caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória e utiliza, como instrumento para a produção de dados, um questionário semiestruturado e entrevistas coletivas narrativas, ambos realizados com 45 alunos de sete universidades federais brasileiras. Os resultados acenam para o uso de instrumentos avaliativos que são expressos por meio da linguagem escrita e verbal; e no fazer com as práticas corporais. A articulação entre essas diferentes formas de avaliar demonstra que é possível abranger a complexidade dos conhecimentos ensinados e aprendidos na Educação Física, assim como a relação que os alunos estabelecem com os saberes específicos desse componente curricular. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Amarílio Ferreira Neto, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Aline de Oliveira Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Wagner dos Santos, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Published
2018-06-21
How to Cite
1.
Paula SC de, Ferreira Neto A, Stieg R, Cassani JM, Vieira A de O, Santos W dos. Avaliação da educação física na educação básica: diálogos com alunos de sete universidades federais. JPhysEduc [Internet]. 2018Jun.21 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2957. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38268
Section
Pedagogical and cultural aspects