Associação entre a prática insuficiente de exercício físico, caminhada e outras modalidades em idosos saudáveis

  • Anderson Bernardino da Silva Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP http://orcid.org/0000-0002-7912-8810
  • Roberta Fernanda da Silva Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP
  • André Mourão Jacomini Universidade Estudual Paulista, Bauru - SP
  • Henrique Luiz Monteiro Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP
  • Anderson Saranz Zago Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP
Palavras-chave: Envelhecimento, Capacidade funcional, Parâmetros de saúde

Resumo

O principal objetivo foi comparar a capacidade funcional e parâmetros de saúde de idosos com prática insuficiente de exercício físico (PIEF) e idosos praticantes de diferentes modalidades de exercício físico. Este estudo transversal, com 113 idosos, divididos nos seguintes grupos: G1 – PIEF; G2 –praticantes de caminhada; G3 – praticantes de caminhada associada a uma ou mais modalidades; G4 -  praticantes de uma modalidade; G5 – praticantes de duas ou mais modalidades. A capacidade funcional foi avaliada pela bateria de testes da AAHPERD, e nos parâmetros de saúde foram analisados o percentual de gordura corporal e a pressão arterial. Para análise estatística utilizou-se Anova e OddsRatio. Os resultados mostraram diferenças ao nível de p<0,05 foram encontradas na coordenação e resistência de força, (G3 > G1 e G4) na agilidade (G2, G3 e G5 < G1 e G4) na resistência aeróbia (G3 e G5 < G1 e G4); no Índice de Aptidão Funcional Geral (G2 > G1 e G3; G5 > G1 e G4) e na pressão arterial diastólica (G1 > G4 e G5). A prática de caminhada e a prática de duas ou mais modalidades de exercícios físicos estão associadas a melhor aptidão funcional em idosos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Bernardino da Silva, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Atualmente desenvolve pesquisa junto ao Departamento de Educação Física da Unesp de Bauru.
Roberta Fernanda da Silva, Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP
Mestrado em Ciências pelo programa Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.
André Mourão Jacomini, Universidade Estudual Paulista, Bauru - SP
Mestrado em ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.
Henrique Luiz Monteiro, Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP
Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista, no Departamento de Educação Física.
Anderson Saranz Zago, Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP
Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista, no Departamento de Educação Física. 
Publicado
2018-06-21
Como Citar
1.
da Silva AB, da Silva RF, Jacomini AM, Monteiro HL, Zago AS. Associação entre a prática insuficiente de exercício físico, caminhada e outras modalidades em idosos saudáveis. JPhysEduc [Internet]. 21º de junho de 2018 [citado 8º de setembro de 2025];29(1):e-2956. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38302
Seção
Atividade física e Saúde