<b>O “bom” professor de Educação Física: possibilidades para a competência profissional</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.3883

  • Luciane Cristina Arantes da Costa Uningá - Maringá
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - FLorianópolis
Palavras-chave: Educação Física, professor, competência profissional.

Resumo

O objetivo dessa investigação foi analisar a percepção de professores em relação ao que é ser um bom professor. Participaram do estudo professores de Educação Física no ensino fundamental das escolas estaduais e particulares do município de Maringá-Pr. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, com seis professores selecionados que realizaram sua formação inicial em uma instituição pública do estado do Paraná em momentos distintos quanto às estruturas curriculares. Foram realizadas observações das aulas e entrevistas semi-estruturadas com os professores. Os resultados apontaram que as características consideradas essenciais para que o professor possa ser considerado um bom professor, na perspectiva dos participantes da investigação, foram assim definidas: o gosto pela profissão, a pesquisa da própria prática pedagógica, os bons exemplos de professores que podem ser utilizados como modelos, a missão de educar, estar aberto a mudanças, estabelecer metas pessoais a curto e longo prazo, trocar experiências com os pares, planejar adequadamente e trabalhar coletivamente.

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Publicado
2009-04-29
Como Citar
1.
Costa LCA da, Nascimento JV do. <b>O “bom” professor de Educação Física: possibilidades para a competência profissional</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.3883. JPhysEduc [Internet]. 29º de abril de 2009 [citado 11º de outubro de 2025];20(1):17-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3883
Seção
Artigos Originais