Associação entre procedimentos de jogo e ataques de fundo da superliga masculina Brasileira

  • Gustavo De Conti Costa Universidade Federal de Goiás
  • Auro Barreiros Freire Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte
  • Augusto César Rodrigues Rocha Universidade Federal de Goiás
  • Breno Ferreira de Brito Evangelista SESI - Itaúna
  • Tathyane Krahenbuhl Universidade Federal de Goiás
  • Mário Hebling Campos Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Gentil Universidade Federal de Goiás

Abstract

O estudo objetivou analisar as associações entre o efeito da recepção, tempo de ataque, tipo de ataque e efeito do ataque com os ataques das posições 1 e 6. A amostra constituiu-se pela análise de 142 jogos da Superliga 2014/2015. Os resultados mostraram que houve associação do local do ataque com o efeito da recepção (𝜒2=322,82; p<0,001; ɸ=0,33), o tempo de ataque (𝜒2=294,19; p<0,001; ɸ=0,32) e do tipo de ataque (𝜒2=102,62; p<0,001; ɸ=0,19). A recepção A associou-se ao ataque da posição 6 e a recepção C associou-se ao ataque da posição 1. Os ataques de 2º tempo se associaram à posição 6, enquanto os ataques lentos se associaram à posição 1. O ataque potente na paralela se associou a posição 6 e o ataque colocado à posição 1. A partir dos resultados conclui-se que os constrangimentos situacionais reivindicam construções ofensivas distintas, sendo que os procedimentos de jogo, devido as especificidades, associam-se ao local da realização do ataque.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Gustavo De Conti Costa, Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Educação Física e Dança
Published
2018-09-23
How to Cite
1.
Costa GDC, Freire AB, Rocha ACR, Evangelista BF de B, Krahenbuhl T, Campos MH, Gentil P. Associação entre procedimentos de jogo e ataques de fundo da superliga masculina Brasileira. JPhysEduc [Internet]. 2018Sep.23 [cited 2025Sep.8];29(1):e-2967. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39671
Section
Sport Training and Pedagogy