Concepção e validação do protocolo de observação de aula (POA) do programa segundo tempo
Abstract
Na oferta de uma educação esportiva de qualidade, o Programa Segundo Tempo (PST) teve a clareza de que um programa para funcionar em escala nacional deveria, além de construir padrões teóricos e metodológicos mínimos para fornecer ensino esportivo de qualidade, implementar um modelo de avaliação para medir a qualidade do ensino oferecido. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi conceber o Protocolo de Observação de aula (POA), bem como estabelecer sua validade de face e de conteúdo. Para a construção do instrumento foram observadas as seguintes etapas15,: a. revisão dos documentos que fundamentam o PST; b. reuniões e consultas as equipes pedagógicas; c. construção da definição operacional; d. construção dos itens; e. estudo piloto (Índice de Concordância entre os observadores ao avaliarem a mesma aula). De uma forma geral, não foram encontradas divergências entre as equipes quanto a relevância dos itens e seus ponderamentos. Além disso, a aplicação piloto apresentou Índice de Concordância de 0,71 ± 0,22. Desse modo, o POA se mostrou consistente e um excelente balizador para medir a qualidade de entrega das aulas do PST nos núcleos.Downloads
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Published
2017-11-10
How to Cite
1.
Soares AJG, Brito MJC de, Santos TM, Oliveira AAB de, Cardoso MS, Vieira JLL, Costa LCA da, Damasceno V de O. Concepção e validação do protocolo de observação de aula (POA) do programa segundo tempo. JPhysEduc [Internet]. 2017Nov.10 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2852. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39949
Issue
Section
Pedagogical and cultural aspects
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