EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO CRÍTICA E PERSPECTIVA

  • Rosângela Aparecida de Mello REDE ESTADUAL DE ENSINO DE NOVA ESPERANÇA-PR
  • Valter Bracht UFES
Palavras-chave: Não Possui

Resumo

O objetivo deste estudo foi fazer uma análise dos conteúdos da Educação Física. Nesta análise procurou-se verificar: Como os conteúdos se apresentam; Como podem ser elaborados e trabalhados numa Educação Física preocupada com a construção de um corpo próprio de conhecimento. A partir do contexto político, econômico e social de produção, refletido nesses conteúdos, levantar as questões: Quais os conteúdos, como poderiam contribuir e ir ao encontro das necessidades da maioria da população? Tentando resolver essas questões sistematizaram-se as diferentes tendências da Educação/Educação Física. Canalizou-se o que cada um coloca a respeito dos conteúdos, organizando-os em tendências a-críticas e críticas. Verificou-se que nas tendências da Educação Física consideradas a-críticas os conteúdos e sua forma de apresentação são instrumentos de reprodução social; e nas tendências críticas, tenta-se encaminhá-los dentro de uma pedagogia progressista, com avanços no sentido de uma práxis, o que dá à Educação Física características e conteúdos próprios, numa perspectiva de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valter Bracht, UFES
Possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao fisica escolar, formação continuada de professores, educacao e epistemologia Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Mello RA de, Bracht V. EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO CRÍTICA E PERSPECTIVA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 11º de outubro de 2025];3(1):3-12. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4025
Seção
Artigos Originais